Você pretende iniciar um negócio em 2019? Se sim, uma boa forma de se inspirar é conhecer a trajetória de outros empreendedores.Por isso, separamos 5 histórias surpreendentes de empreendedores que superaram desafios dos mais diversos para alcançar o sucesso com seus negócios.
Edmar Bulla: A decisão abrir o seu próprio negócio muitas vezes significa abrir mão de uma carreira de sucesso como funcionário. Foi o que aconteceu com Edmar Bulla, dono da consultoria Croma. Frustrado com alguns comportamentos recorrentes no mundo corporativo, Bulla decidiu abrir uma empresa focada em consultoria. Pouco antes de colocar o negócio no mercado, o empreendedor recebeu algumas propostas tentadoras – uma delas envolvia um salário de 45 mil reais na gigante Google.
O sonho de ter o próprio negócio falou mais alto e hoje Bulla presta serviços para gigantes como Carrefour, Claro, CVC, Danone, Grupo GPA, Hershey’s, Kroton, MasterCard, McDonald’s, Mitsubishi, Mondelez, Natura, Netshoes, Nextel, Pepsico, Petrobras, TIM e Via Varejo.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Raphael Parros: O empreendedor Raphael Parros começou seu negócio bem cedo, com um investimento quase zero. Ele tinha 17 anos e decidiu vender pela internet um produto usado que o pai tinha em sua loja de som e mecânica. Assim nasceu a RP SOM: uma loja virtual na plataforma Mercado Livre que faturou 7 milhões de reais em 2017. Tamanho sucesso fez com que Parros fosse escolhido como maior vendedor brasileiro no Prêmio Histórias que Inspiram 2017.
Dentre os diferenciais que levaram a loja virtual ao sucesso está atendimento personalizado e venda antecipada de novidades do setor.
Geraldo Magela Mello: Vencer uma recuperação judicial é para poucos. E essa é uma história que o empreendedor Geraldo Magela Mello pode contar. Dono da Ourolac, Mello ficou numa situação difícil com a crise de 2008, e precisou entrar em recuperação judicial para se reerguer. De 150 funcionários, a empresa de produtos lácteos foi para 70, e precisou rever diversos processos a fim de colocar as contas em dia.
Seis anos depois, o empreendedor comemora a superação desse momento difícil, e um faturamento de 200 milhões de reais em 2017.
Marcelo Cesana: Uma decisão errada no mundo dos negócios pode significar o fim de uma carreira empreendedora. Mas também pode levar ao caminho do sucesso. Para o empreendedor Marcelo Cesana, ocorreu a segunda opção. Na década de 1990 e ele e seu pai decidiram abrir uma loja de frozen yogourt, a Frooty. Mas a dificuldade de atrair clientes para um produto novo fez com a loja chegasse perto da falência. Cesana precisou se adaptar para não quebrar e passou a usar a máquina de frozen ygourt para fazer açaí.
A mudança deu certo: hoje a Frooty atende quase 30 mil pontos de vendas no Brasil e exporta para mais de 15 países.
Geraldo Rufino: Geraldo Rufino, 55, é fundador da JR Diesel, pioneira e maior empresa de reciclagem de caminhões do Brasil. Iniciou carreira no Playcenter aos 14 anos como como office boy, e, com a mesma idade, comprou o seu primeiro carro, um Fusca. Dentro da empresa, continuou com a ideia de criar um pequeno negócio para sua estabilidade. Em 1985 criou a JR Diesel. Em 29 anos de mercado, a empresa desmonta cerca de mil caminhões por ano, garantindo receita de R$ 50 milhões em 2013. Com a venda das peças usadas desses veículos, a companhia garante um custo mais baixo ao consumidor, além de ter uma atividade altamente benéfica ao meio ambiente.
Bônus: Poliana Ferraz: Fez duas faculdades. Porém, se sentia frustrada com os estágios que encontrava, nos quais suas funções se resumiam a tirar xerox e entregar documentos. Logo o problema se tornou uma ideia de negócio e levou a jovem a criar a Super Estágios, plataforma que conecta empresas, estudantes e instituições de ensino, e que faturou 30 milhões de reais em 2016. O negócio ajuda estudantes a encontrar estágios que de fato contribuam com a sua formação, além de auxiliar empresas a selecionar o candidato certo para uma vaga.
Empreender é se arriscar, é fazer escolhas e seguir seu sonho, e claro com a contabilidade certa ajudando a controlar seus custos fica mais fácil, mas o que queremos mostrar a você é que não importa sua idade ou quanto você tem pra investir, se você acredita na sua ideia vai fundo!.
O dia certo pode ser hoje e talvez você se arrependa de não ter tomado a atitude que precisava.
Pense nisso, Inspire-se, e lembre-se: se precisar de ajuda conte com a gente!