Que a economia brasileira está em crise todos já perceberam. Mas isso não é motivo para jogar a toalha e apenas lamentar o mau momento da economia. Principalmente se você é um empreendedor. “Se o empresário está pessimista, ele deve estar passando esse sentimento também para empresa. Muitas vezes o problema está na forma como se lida com o problema”, afirma o especialista em gestão de pessoas, da Alliance Coaching. Acredite: mesmo na crise, existem diversas formas de você levantar seu negócio. Veja a seguir 7 dicas para conseguir tirar sua empresa da crise de vez.
- 1- Dispense a vitima: Num cenário de crise é importante que o empresario assuma o controle da situação e não se coloque em papel de vitima em momento algum, foque seus esforços na parte do problema que você pode resolver, então o conselho é ao invés de reclamar, o empreendedor deve se perguntar: Que parte deste problema eu posso controlar? Olhar apenas para o que não tem solução é uma grande perda de tempo. Essa postura também ira ajudar a manter seus colaboradores motivados e confiantes de que esse momento difícil ira passar.
- 2- Não culpe a economia: Culpar o governo e a economia, não vai adiantar. Você deve assumir o controle e a responsabilidade por ter que tomar medidas para superar as dificuldades.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- 3- Tenha um plano de negócios: Você já deve estar cansado de ouvir que sua empresa precisa ter um plano de negócios bem estruturado. Pois adivinhe: isso é ainda mais necessário em épocas de crise. Num período como este,as vezes a empresa tem que diminuir de tamanho, e isso depende de um plano de negócios muito bem feito e estruturado. E não vale a pena ter o plano somete na prateleira e preciso coloca-lo em pratica
- 4- Diferencie-se: Na crise quem vende commodities fica mais vulnerável. Por isso estude uma forma de diferenciar seu produto dos concorrentes. Acompanhe casos de empresas que estão crescendo fortemente por que se diferenciaram de alguma com seu produto ou com seu serviço
- 5- Estude seu modelo de negócios: Além de inovar o produto você também pode ter novas ideias para o seu modelo de negocio. Às vezes o produto não é diferente, mas sim o modelo, há casos de empresas do mesmo setor, com a mesma tecnologia e simplesmente mudando o modelo a empresa se diferencia.
- 6- Mude a Perspectiva: Quando atravessa uma crise, a empresa chega fortalecida ao final desse período de dificuldades. Poucas organizações no mundo não tiveram sua continuidade desafiada. A grande maioria delas em algum momento, seu viu desafiada, e passou por crises que as tornaram mais fortes. Olhar para esse momento com perspectiva ajuda muito a enfrenta-lo de muito mais leve,ao invés de pânico tenha foco e energia.
- 7- Tenha uma ótima contabilidade por trás de tudo isso: Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros, é possível gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Isso em momento de crises é essencial!.
Bom e depois desas dicas, nada como ouvir o relato de quem já passou por isso, no vídeo abaixo nosso diretor, Leandro Bueno- O Contador, entrevista o Ex diretor do Corinthians Alessandro, que conta um pouco como superou uma grande crise nos seus negócios.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=hBfxrnm5mNw[/embedyt]