Um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo é o e-commerce.
Com ótima rentabilidade e baixo investimento inicial, você já pode começar nessa forma de vender produtos e serviços online, sendo uma opção muito vantajosa.
Além disso, hoje com a preferência pela praticidade e comodidade na hora das compras, os consumidores têm adotado a gestão de e-commerce como principal canal de compras.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Assim, o mercado de e-commerce oferece uma excelente oportunidade para você, que deseja empreender na internet.
Mas como começar uma gestão de e-commerce?
Pois é sobre isso que vamos falar para você neste artigo.
Confira!
Índice
ToggleEstude o mercado
Esse é um dos primeiros passos para abrir uma gestão de e-commerce.
Assim como no mercado tradicional, as vendas online também têm uma concorrência acirrada.
No entanto, quem estuda o seu mercado antes de montar um comércio eletrônico tem maiores chances de obter sucesso.
Por isso:
- Pesquise sua concorrência;
- Faça análise de suas propostas de negócio; e
- Acompanhe suas ações de marketing.
Com base nessas informações, e uma pesquisa minuciosa do seu público, você identifica com facilidade pontos falhos na sua concorrência e estabelece um modelo de negócio diferenciado.
Definindo o modelo de negócio
Após realizar o estudo de mercado, chega o momento de encontrar estratégias para se diferenciar dos concorrentes e definir o modelo de negócio do seu empreendimento, com uma margem de erro muito menor.
Aqui, é importante você pensar em como será todo o processo de comércio pela internet antes de montar seu e-commerce.
Isto significa que você deve ter um planejamento de como será:
- O processo de logística.
- A produção.
- Processo de entrega.
- Estrutura da loja online, etc.
Somente depois desse processo é que você passa para outras etapas mais técnicas para abertura de um e-commerce.
Escolhendo a plataforma mais adequada para sua gestão e-commerce
Uma das decisões estratégicas, antes de começar a vender online, é com relação à qual plataforma investir.
Mas o que é uma plataforma de e-commerce e por que ela é tão importante para o seu negócio?
Boa pergunta.
Uma plataforma de e-commerce é um sistema que recebe e organiza todos os dados da sua loja online, que envolve desde descrições e imagens dos produtos até as informações de vendas.
Essas plataformas para e-commerce possuem duas categorias:
- Back-end – aquela que comporta a parte administrativa do negócio, ou seja, as ferramentas de gestão do seu e-commerce.
- Front-end – é o que o cliente vê como produtos e outras informações.
Assim, você deve saber escolher a melhor plataforma para e-commerce para garantir que ela terá o sucesso que você espera.
Afinal, é através dela que se desenvolve uma experiência única de navegação e usabilidade para os seus consumidores, fazendo-os permanecer mais tempo na sua loja e, como resultado, trazendo mais resultados para o seu negócio.
Os modelos de plataforma para gestão e-commerce
São basicamente três:
- SaaS – você assina o serviço e paga mensalidades pequenas.
- Com compra de licença – você compra o direito de uso do sistema para e-commerce e não paga nada mais por isso; exceto updates, manutenções e outros afins.
- Open source – é a plataforma de código aberto que te permite customizar praticamente tudo no seu e-commerce.
Portanto, agora que você sabe como começar um e-commerce saiba também que isso demanda tempo para planejamento e tomada de decisões assertivas, como a definição de uma plataforma.
E nisso nossa contabilidade pode te ajudar, para maximizar seus resultados, alcançando um público maior, e, como resultado, poder ampliar a margem de lucro do seu e-commerce.
Fale conosco!
Um forte abraço.