Contabilidade para Negócios Digitais

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Contabilidade Para Negócios Digitais - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Os negócios digitais estão em alta, e com eles, um universo de oportunidades para você que sonha em ter o próprio negócio e ganhar dinheiro na internet.

Diante de um cenário extremamente promissor, do forte crescimento da internet e dos negócios em torno dela, você que deseja empreender no digital, não pode deixar de conferir este conteúdo.

Aqui vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas à contabilidade para negócios digitais, incluindo assuntos como abertura de CNPJ e pagamento de impostos.

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A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Para saber mais e empreender com o apoio de especialistas que atuam há mais de 20 anos neste mercado, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Importância da contabilidade para negócios digitais

A contabilidade para negócios digitais é fundamental, pois oferece uma série de serviços para a legalização dos mais variados tipos de negócios e empresas do meio digital.

Dentre os serviços, oferecidos por um escritório de contabilidade, podemos destacar:

  • Orientação para abertura de empresas;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Registro e admissão de funcionários;
  • Elaboração de documentos contábeis;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco.

São muitos os tipos de negócio do meio digital e para quem empreende ou está pensando em empreender nesse mercado, é muito importante contar com o suporte de contadores que entendem do assunto.

Quais são os principais tipos de negócios digitais?

São muitas as oportunidades de negócios e as profissões que surgiram com o boom dos negócios digitais, dentre as quais, podemos destacar:

1.Infoprodutor

Um infoprodutor é alguém que cria e vende produtos digitais, como cursos online, e-books, webinars ou programas de treinamento. Eles são especialistas em um determinado assunto e compartilham seu conhecimento por meio dos produtos digitais.

2.Coprodutor

Por sua vez, o coprodutor é um parceiro ou colaborador de um infoprodutor, que pode contribuir na criação e/ou promoção do produto digital.

3.Afiliado Digital

Um afiliado digital é alguém que promove produtos ou serviços de outras pessoas ou empresas em troca de uma comissão por cada venda realizada por meio de sua indicação.

4.Agências de marketing digital

As agências de marketing digital oferecem serviços de marketing na internet, o que pode incluir, dentre outras coisas: gerenciamento de campanhas de publicidade online, produção de conteúdo, construção de sites e gestão de redes sociais.

5.Copywriter

Copywriter é um profissional especializado em criar textos persuasivos e convincentes com o objetivo de vender produtos ou serviços. Na prática, eles são responsáveis por escrever anúncios, e-mails, páginas de vendas e outros materiais promocionais que despertem o interesse dos leitores.

6.Editor de vídeos

O editor de vídeos é o profissional que oferece serviços de edição em vídeos, o que inclui adicionar efeitos, trilhas sonoras, legendas, cortes, transições, entre outros elementos. Esse serviço é oferecido por profissionais que trabalham tanto para empresas quanto para criadores de conteúdo, como youtubers.

7.Influencer digital (influenciadores)

Os influenciadores são pessoas que possuem uma grande quantidade de seguidores nas redes sociais, e usam isso para influenciar a opinião de seus seguidores, o que desperta o interesse de marcas que desejam promover seus produtos ou serviços na internet.

8.Social Media

Social media são os profissionais responsáveis pela gestão e estratégias de presença nas redes sociais de uma empresa ou marca. Eles criam conteúdo relevante, interagem com os seguidores, monitoram métricas e ajudam a construir uma comunidade online em torno da marca.

9.Youtubers

Youtubers são criadores de conteúdo que produzem vídeos para o YouTube, e ganham dinheiro principalmente, através da monetização dos vídeos e por meio de parcerias de publicidade com empresas interessadas em anunciar no canal.

10.Gestor de Tráfego

Gestor de tráfego é o profissional responsável pelo planejamento, execução e otimização de campanhas de publicidade online em plataformas como Google Ads e Face Ads, com o objetivo de direcionar tráfego para um site ou outro tipo de página da web.

11.E-commerces e Marketplaces

Os e-commerces são lojas online que vendem seus próprios produtos diretamente aos consumidores.

Já os marketplaces são plataformas que reúnem diferentes vendedores em um único local, permitindo que eles ofereçam seus produtos a um público amplo, em troca do pagamento de uma comissão para a plataforma.

12.Dropshipping

Dropshipping é um modelo de negócio em que o vendedor online não mantém produtos em estoque. Sendo assim, quando um cliente faz uma compra, o vendedor encaminha o pedido para o fornecedor, que é responsável por enviar o produto diretamente ao cliente.

Como podemos observar, são muitos os tipos de negócios digitais e para todos eles, você que precisa abrir um CNPJ ou procura um contador especialista, pode contar com a São Lucas Contabilidade.

Negócios digitais precisam de CNPJ e nota fiscal?

Quando o assunto é contabilidade para negócios digitais, uma das dúvidas comuns diz respeito à necessidade de abrir um CNPJ e de emitir notas fiscais.

Muitos acreditam que por não ter uma sala ou ponto comercial, vendendo ou prestando serviços diretamente na internet, não é preciso ter um CNPJ ou emitir notas fiscais, o que é um perigoso engano.

De acordo com a Lei 8.846/1994 a emissão de nota fiscal ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias e a prestação de serviços, deverá ser efetuada no momento da efetivação da operação.

Além disso, quem não emite notas fiscais acaba cometendo um crime contra a ordem tributária, já que a Lei 8.137/1990 constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante diferentes tipos de condutas consideradas ilícitas, dentre elas:

“Negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.”

Sendo assim, não tenha mais dúvidas, negócios digitais precisam de CNPJ e nota fiscal.

Na prática, você até pode abrir mão do CNPJ e começar como pessoa física, emitindo recibos de venda ou prestação de serviços, mas como veremos na sequência, a tributação acaba sendo muito maior e não compensa.

Contabilidade para negócios digitais: vale a pena abrir CNPJ?

Vendendo produtos ou prestando serviços como pessoa física, você não poderá emitir notas fiscais, e com isso, precisará fornecer recibos aos clientes.

Além disso, precisará declarar mensalmente os seus rendimentos por meio do carnê leão e recolher até 27,50% de Imposto de Renda, conforme a tabela abaixo:

Base de cálculo Alíquota Parcela a deduzir
Até 1.903,98 Isento Isento
De 1.903,99 até 2.826,65 7,50% R$ 142,80
De 2.826,66 até 3.751,05 15% R$ 354,80
De 3.751,06 até 4.664,68 22,50% R$ 636,13
Acima de 4.664,68 27,50% R$ 869,36

Por outro lado, ao abrir um CNPJ, você terá a oportunidade de pagar menos impostos, sendo tributado em regimes como o Simples Nacional, e além disso:

  • Poderá emitir nota fiscal;
  • Poderá obter acesso a crédito com juros baixos;
  • Encontrará mais oportunidades de negócios;
  • Poderá contratar funcionários;
  • Evitará problemas com o fisco;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Diante de todos os benefícios listados, e muitos outros que um CNPJ pode oferecer, não tenha dúvidas, conte com os nossos serviços em contabilidade para negócios digitais e regularize as suas atividades na internet.

Contabilidade para negócios digitais: como funciona o pagamento de impostos?

Quando o assunto é o pagamento de impostos nos negócios digitais, você já sabe que abrir um CNPJ é o melhor caminho. Mas, afinal, como funciona a tributação para pessoas jurídicas (empresas)?

Não existe uma única regra, são muitas possibilidades e variações, dependendo do tipo de atividade da empresa, faturamento, localização geográfica e outros fatores.

Diante disso, o que podemos afirmar é que na maioria dos casos, o CNPJ garantirá uma boa economia. Atualmente, são três opções em regime tributário à disposição dos empreendedores digitais:

Simples Nacional

O Simples Nacional pode ser adotado por empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Neste regime, os impostos são pagos em guia única, com alíquota a partir de 4% sobre o faturamento para comércio e 4,5% para prestação de serviços.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido pode ser adotado por empresas com faturamento anual de até R$ 78 milhões.

Neste regime, a parcela de contribuição costuma ser de 5,93% + ICMS (variável de acordo com o estado) para comércio e entre 13,33% e 16,33% para prestação de serviços digitais.

Lucro Real

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário obrigatório para empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

Empresas com faturamento menor também podem aderir ao regime, mas acaba não sendo muito comum, devido à complexidade deste modelo de tributação.

Quais são os CNAEs para negócios digitais?

CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividade Econômica, um código numérico vinculado ao CNPJ e indica que tipo de atividade uma empresa pode desenvolver.

Escolher o CNAE compatível com o tipo de atividade a ser desenvolvida, é importante na abertura de empresas, pois evita problemas com o fisco e o pagamento de impostos em valor incorreto.

Dito isso, dentre os principais CNAEs para negócios digitais, podemos destacar:

  • CNAE para Agências de Publicidade: 7311-4/00
  • CNAE para Gestores de Tráfego: 7311-4/00
  • CNAE para Social Media: 6319-4/00
  • CNAE para Youtubers: 5911-1/99
  • CNAE para Infoprodutores (e-books): 5811-5/00
  • CNAE para Infoprodutores (cursos e treinamentos): 8599-6/04
  • CNAE para afiliados: 7490-1/04

Conte com o apoio da São Lucas Contabilidade e escolha o CNAE correto para suas atividades no mercado digital.

Contabilidade para negócios digitais e a abertura de CNPJ

Agora que você já esclareceu as principais dúvidas sobre a contabilidade para negócios digitais e sabe que vale a pena abrir um CNPJ, é hora de conferir um passo a passo para tirar os seus planos do papel.

Muitos desistem antes mesmo de tentar, pois acreditam que abrir um CNPJ para negócios digitais é complexo e envolve um alto custo, quando na verdade, isso não passa de um verdadeiro engano.

Veja como é fácil abrir e regularizar o seu negócio digital:

1.Contrate uma contabilidade especializada: Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais.

O contador cuidará de todos os trâmites legais para abertura da sua empresa, esclarecerá dúvidas, ajudará você a pagar menos impostos e manter suas obrigações em dia com o fisco.

2.Forneça alguns documentos para o contador: Para que o contador especialista em negócios digitais consiga abrir o seu CNPJ, você precisará fornecer alguns documentos básicos, incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de Residência;
  • Certidão de Casamento (se casado).

3.Aguarde a abertura da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura da empresa, incluindo a emissão dos seguintes documentos:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que toda documentação for liberada, você poderá desenvolver suas atividades normalmente, e dentre outras coisas, emitir notas fiscais para se manter em dia com o fisco e evitar dor de cabeça.

Sede virtual gratuita para negócios digitais

Quando o assunto é contabilidade para negócios digitais e a abertura de CNPJ, uma dúvida muito comum é a que diz respeito ao endereço a ser utilizado para abertura das empresas.

Como estamos falando de negócios que funcionam através da internet, a maior parte dos empreendedores não possui uma sala comercial, pois trabalham no conforto de casa.

Nesse caso, muitos perguntam se é possível abrir uma empresa com endereço residencial. Em meio a esse tipo de dúvida, explicamos que na maioria dos casos sim, mas que essa não é a opção mais indicada.

Por questões de maior privacidade e segurança do empreendedor, bem como para obter credibilidade perante aos clientes e potenciais clientes, a empresa, mesmo que operando no digital, precisa ter um endereço comercial.

Diante disso, a São Lucas Contabilidade oferece aos nossos clientes, uma sede virtual gratuita para negócios digitais, ou seja, um endereço comercial para utilizar no CNPJ sem precisar pagar nada mais por isso ou alugar uma sala comercial e ter despesas com aluguel.

Para saber mais, clique no botão do WhatsApp, entre em contato com um dos nossos especialistas e conheça os serviços da São Lucas em contabilidade para negócios digitais.

 

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