Nota fiscal para infoprodutor: veja como emitir

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Nota fiscal para infoprodutor: veja como emitir

Como emitir nota fiscal para infoprodutor? Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedores que vendem ou estão interessados em começar a vender infoprodutos como cursos, e-books e mentorias.

Sabendo disso, o time da São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Para saber mais e conferir o que o nosso time de especialistas separou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Nota fiscal para infoprodutor é obrigatória?

Sim. Infoprodutor precisa emitir nota fiscal, pois trata-se de um documento obrigatório para registro da venda de mercadorias ou prestação de serviços.

Para que não restem dúvidas, veja o que diz a Lei 8.846/1994:

Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

Por sua vez, o descumprimento da necessidade de emitir nota fiscal é considerado um crime, cuja pena pode resultar em prisão.

Veja o que diz a Lei 8.137/90, que trata dos crimes contra a ordem tributária:

“Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:… 

…V – negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.

Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

Veja também o que diz a Lei 4.729/65, que trata dos crimes de sonegação fiscal:

I – prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei;…

…Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo.”

Diante disso, não tenha dúvidas, se você vende ou pretende começar a vender produtos digitais, você precisa obter autorização para começar a emitir notas fiscais.

Nota fiscal para infoprodutor: qual tipo de nota fiscal emitir?

O tipo de nota fiscal para infoprodutor que você precisará emitir, dependerá do tipo de produto digital comercializado. Veja como funciona:

  • Para venda de cursos e mentorias: Cursos e mentorias são prestações de serviços, e como tal, o tipo de nota que você precisará emitir é a NFSe – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica.
  • Para venda de e-books: E-books são produtos e como tal, o tipo de nota fiscal que você precisará emitir é a NFe – Nota Fiscal Eletrônica.

Como emitir nota fiscal na venda de infoprodutos?

Para emitir nota fiscal na venda de infoprodutos, você precisará abrir um CNPJ, seguindo as orientações do passo a passo abaixo:

1.Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais: O primeiro passo para legalizar suas atividades e começar a emitir notas fiscais é contratar uma assessoria contábil especializada em negócios digitais.

O contador especialista vai esclarecer todas as suas dúvidas, cuidar dos trâmites para abertura do seu CNPJ e lhe ajudar a economizar no pagamento de impostos.

Ainda não tem uma contabilidade especializada ao seu lado para escalar os seus negócios sem correr riscos fiscais? Conte com a São Lucas Contabilidade, atendemos infoprodutores de todas as partes do país.

2.Separe os documentos necessários: Por sua vez, logo após contratar um escritório de contabilidade, você precisará separar os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, o que inclui:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Espelho IPTU do endereço a ser utilizado no CNPJ.

Não tem um endereço comercial para registrar a sua empresa? Não se preocupe, pois podemos lhe fornecer uma sede virtual gratuita, ou seja, um endereço comercial para utilizar no seu CNPJ sem custos adicionais.

Com a sede virtual, você registra a sua empresa sem ter a despesa de alugar uma sala comercial ou perder privacidade ou utilizar o seu endereço residencial como endereço do CNPJ.

Para saber mais sobre essa possibilidade, tudo que você precisa fazer é entrar em contato conosco!

3.Escolha o tipo de CNPJ ideal para os seus objetivos: Na sequência, você precisará escolher o tipo de CNPJ que vai atender melhor aos seus objetivos.

Dentre as opções mais indicadas, temos:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Tipo de CNPJ para quem deseja abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios.
  • Sociedade Empresária Limitada: Tipo de CNPJ para duas ou mais pessoas que desejam abrir uma empresa em sociedade.

4.Aguarde a abertura e legalização da sua empresa: Nesta etapa, a contabilidade cuidará dos trâmites para abertura e legalização da sua empresa, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

5.Emissão da nota fiscal para infoprodutor: Com o CNPJ e demais documentos da empresa em ordem, você receberá autorização do fisco para começar a emitir as notas fiscais.

Para isso, recomendamos que você contrate um software que funcione integrado a sua plataforma de vendas e emita as notas fiscais para você de forma automática.

A depender do seu volume de vendas, tentar emitir as notas de forma manual pode se tornar inviável.

Contabilidade para infoprodutor

Se você deseja saber mais sobre a emissão de nota fiscal para infoprodutor, legalizar suas atividades e esclarecer outras dúvidas, conte com o suporte e orientação do nosso time de especialistas.

A São Lucas Contabilidade é uma assessoria contábil especializada em negócios digitais, que atende infoprodutores de todas as partes do país.

Além de ajudar você a emitir suas notas fiscais, a nossa equipe vai estudar a melhor saída para que você pague a menor carga possível de impostos sobre suas vendas.

Para saber mais sobre o assunto e legalizar suas atividades como infoprodutor, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Qual o melhor tipo de CNPJ para agência de marketing?…
Cresta Posts Box by CP