Entenda, com estas 8 dicas, como diminuir a taxa de abandono do carrinho de compra.
Vender é muito bom, significa que você está aumentando o volume e possibilidades de lucro, certo?
Pois bem. O grande problema é que quando se trabalha com lojas virtuais/e-commerce o abandono do carrinho se torna um problema, e se você não souber como contornar a situação vai perder dinheiro!
Por isso, hoje vamos falar sobre algumas táticas para diminuir a taxa de abandono de carrinho.
Vamos lá DESVENDAR como melhorar suas vendas no e-commerce?!
Tática 1: Facilite o processo de cadastro
Tudo o que se torna complicado demais afasta o seu cliente. Por isso, se o ambiente de cadastro da sua loja virtual for complexo ou grande demais é certo que isso cansará o cliente, e antes dele colocar os dados já desistirá!
Lembre-se: Muitas vezes, o que é menos, é MAIS!
Uma boa dica que podemos dar é:
- Crie campos com informações essenciais, endereço, e-mail, telefone e dados do cartão são suficientes.
Tática 2: melhor preço e melhor prazo
Necessariamente, você não precisa ter o menor preço, até porque nem sempre o menor preço é resultado de lucro. Por isso, saber precificar seus produtos no e-commerce/loja virtual é algo de grande importância.
E, nesse caso, é bom mesmo ter um contador especializado em e-commerce, que possa te ajudar nesse e em outros muitos sentidos.
Tática 3: frete grátis é um forte atrativo
Sabe por que grandes players do mercado e grandes plataformas perdem oportunidades de vender com loja virtual?
Porque o frete fica alto demais!
Mercado Livre, por exemplo, possui valores de frete que são mais caros do que o próprio produto. Dessa forma o cliente olha e desiste, só por causa do frete!
O bom mesmo é você ter a opção de frete grátis, fazer parcerias com transportadoras que possuam preço baixo no frete e, assim, consiga encantar seus clientes com o melhor em todos os sentidos!
Com frete grátis, mesmo que você tenha de subir um pouco o valor do produto, o seu cliente fica mais satisfeito e acaba comprando sem pensar muito!
Tática 4: e-mail marketing ou uso de mensagens pelo WhatsApp
Tá bom… O cliente abandonou o carrinho, mas preencheu quase tudo e deixou o e-mail.
Se você tiver esse acesso, já consegue manter um vínculo – um relacionamento – com ele.
Isso quer dizer que: você poderá manter a atração dele mais ativa do que se não tivesse como contatá-lo.
O WhatsApp também é um tipo de recurso que funciona muito bem. Quando o cliente abandonar o carrinho você pode entrar em contato com ele e perguntar:
“Olá, Fulano, nós recebemos os seus dados com interesse nessa compra. Como podemos ajudá-lo melhor”?
Também há outros modos de se trabalhar bem com táticas para maior fidelização, como:
5. Ter redes sociais com postagens constantes.
6. Fazer vídeos sobre seus produtos e inseri-los na descrição.
7. Mostrar vantagens de seus produtos.
8. Manter contato com clientes recorrentes.
9. Dentre outros!
Viu quantas informações importantes e legais?!Agora, se você precisa de ajuda para reduzir impostos, reduzir custos e aumentar sua lucratividade em outros sentidos, VEM FALAR COM A GENTE!