Descubra Como Abrir Uma Loja Virtual E Não Deixe O Seu Negócio Morrer Durante A Crise!
Acompanhar as novas tendências é sempre importante, especialmente em momento de crise! Sendo assim, confira o passo a passo de como abrir uma loja virtual!
Mudanças são constantes e inevitáveis, fazendo com que todos – em diversos âmbitos da sociedade – precisem se adaptar às novas tendências e acompanhar as mudanças, inclusive as empresas.
Especialmente agora, durante a crise econômica e a quarentena que estamos vivendo, encontrar meios de contornar essa situação é essencial, ou mais negócios continuarão fechando.
E uma das medidas mais eficientes é a migração para o digital.
Sabendo disso, e com o intuito de te auxiliar, preparamos um passo a passo sobre como abrir uma loja virtual e garantir a sobrevivência do seu negócio no mercado.
E então, vamos lá? Boa leitura!
Mas antes, vamos entender o cenário…
A atual realidade da sociedade é, no mínimo, desafiadora de se enfrentar.
A saúde da população está em risco, por isso, é essencial que você, como empresário, preze pelo cumprimento das medidas de proteção.
Todavia, sabemos que não tem como ignorar a questão econômica, porém, o que diferencia as empresas que vão morrer das que vão sobreviver nessa crise é a capacidade de utilizar os recursos ao seu favor.
Por isso, hoje, estamos disponibilizando esse passo a passo para que você utilize o digital ao seu favor e entenda como abrir uma loja virtual.
Mais para a frente, veremos que essa é uma forma que trás benefícios para muito além da crise.
Passo 1: Planejamento sempre!
Planejar deve sempre ser seu primeiro passo, afinal, agir no impulso ou com base em meros achismos é a receita para o fracasso, e mais, para dívidas!
Sendo assim, é preciso dedicar tempo para analisar o seu negócio e entender de que forma é possível disponibilizar o seu produto ou serviço para o virtual, pensando que esse é um formato diferente, que exige recursos diferentes e formas de atuar diferentes, alguns pontos a serem considerados são:
- Plataforma digital;
- Domínio do site;
- Planejamento de marketing;
- Investimento de capital;
- Aspectos burocráticos
- Comunicação ideal para web;
- Identidade visual; entre outros.
Passo 2: Planejamento financeiro
Considerar todos os custos que você vai ter é essencial para entender como abrir uma loja virtual de forma eficaz.
Sendo assim, por mais que você já tenha se dedicado ao planejamento, é preciso focar no aspecto financeiro e considerar todos os custos que você vai ter, para isso, o planejamento geral anterior é essencial.
Organize os custos previstos em uma planilha e projete, também, expectativa de tempo para obter o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do seu e-commerce.
Passo 3: Burocracias
Não tem como fugir… Caso você esteja abrindo uma loja virtual do zero, é importante obter seu CNPJ, se enquadrar em um tipo societário e em um regime tributário.
É possível abrir uma loja virtual sendo pessoa física, todavia, você provavelmente pagará mais impostos do que como PJ.
Para esse passo, a presença de uma contabilidade é imprescindível!
Passo 4: Agora sim, como abrir uma loja virtual
Todos os passos anteriores são mais relacionados ao planejamento, mas são essenciais antes de ir para a prática.
Aqui, a primeira coisa que precisamos ressaltar é o cuidado em cumprir com o DECRETO Nº 7.962, DE 15 DE MARÇO DE 2013, que regulamenta o e-commerce.
Esse passo consiste em montar o seu negócio virtual, ou seja, é preciso cumprir com todos os seguintes fatores:
- Registro do domínio;
- Escolha de um servidor;
- Escolha de uma plataforma de loja virtual;
- Layout da sua loja;
- Definição das formas de pagamento;
- Organização logística;
- Cadastro dos produtos;
- Disponibilização do site;
- Divulgação.
E assim, com a disponibilização do site e com a divulgação, as primeiras vendas irão surgir.
Como abrir uma loja virtual pode ser benéfico para todos os momentos?
Evidenciamos que essa opção de atuação é importante por conta da atual crise que vivemos, porém, não há como negar que o digital veio para ficar e, cada vez mais, as pessoas tem optado por esse modelo.
Com essa adaptação forçada pela quarentena, mesmo quando a situação for normalizada, uma nova cultura de compras estará estabelecida no mercado, ou seja, quanto antes você se adaptar, maiores as chances de se manter firme e alcançar o sucesso!
Sempre conte com ajuda profissional!
São muitos os detalhes que devem ser pensados na hora de abrir um e-commerce, dessa forma, é essencial ter o suporte de quem entende do assunto.
Especialmente quando se trata da parte burocrática e financeira, uma contabilidade especializada em e-commerce será a sua grande aliada nesse processo!
E é isso que nós, da São Lucas somos, e nossos profissionais estão preparados e dispostos a te ajudar em tudo que for preciso! Não hesite em contar conosco.