Cálculo de lucro: como fazer em agências de marketing?
Neste artigo, você vai aprender como fazer o cálculo do lucro da sua agência de marketing para melhorar a sua gestão financeira
O cálculo de lucro é uma das atividades mais importantes para qualquer empresa, pois permite avaliar a saúde financeira do negócio.
A atividade ajuda a planejar investimentos e estratégias, e tomar decisões mais assertivas.
No entanto, muitas agências de marketing enfrentam dificuldades para fazer esse cálculo.
Lidar com diferentes tipos de serviços, custos e receitas, que podem variar de acordo com cada projeto e cliente, pode ser complicado.
Por isso, resolvemos trazer esse artigo para te ajudar.
Vamos mostrar como deve ser feito o cálculo de lucro em agências de marketing.
Confira tudo e entenda!
O que é e como é feito o cálculo de lucro?
Primeiramente, vamos entender o que é lucro?
O lucro é basicamente a diferença entre a receita total e os custos totais de uma empresa.
A receita total é o valor que a empresa recebe pelos serviços prestados aos clientes, enquanto os custos totais são os gastos que a empresa tem para realizar esses serviços.
Valores como salários, impostos, aluguel, materiais entram nessa conta.
Como calcular o lucro?
Para ter efetividade na gestão financeira da empresa, esse cálculo deve considerar duas variáveis.
Lucro bruto e líquido.
- O lucro bruto é a diferença entre a receita total e os custos variáveis, ou seja, os custos que dependem da quantidade ou da qualidade dos serviços prestados.
- Lucro líquido é a diferença entre a receita total e os custos totais, ou seja, os custos variáveis mais os custos fixos, que são os custos que não dependem da quantidade ou da qualidade dos serviços prestados.
Para fazer o cálculo, observe as fórmulas:
- No cálculo do lucro bruto considere: Receita total – Custos variáveis
- Já para o lucro líquido: Receita total – Custos totais
Como fazer o cálculo de lucro em agências de marketing sem erros?
As fórmulas para calcular são simples de entender, mas, para fazer o cálculo de lucro preciso, é fundamental considerar alguns aspectos específicos desse tipo de negócio.
Observe:
- As diferentes fontes de renda que compunham a receita;
- Os custos variáveis podem ser diferentes para cada tipo de serviço prestado.
Para facilitar o cálculo de lucro em agências de marketing, uma dica é usar um sistema de gestão financeira que permita registrar e categorizar as receitas e os custos por tipo de serviço e por cliente.
A gestão do fluxo de caixa também é essencial.
Assim, é possível ter uma visão mais detalhada de cada movimentação financeira e suas categorias.
Quer otimizar sua lucratividade? Veja os artigos:
- Dicas de redução de impostos em agência de marketing digital
- Como reduzir custos da sua Agência de Marketing
A importância de não errar no cálculo dos seus lucros
O cálculo de lucro é essencial para as agências de marketing, pois permite avaliar a saúde financeira do negócio com precisão.
Como já citamos, para planejar e tomar decisões mais assertivas é fundamental ter ciência da realidade financeira da empresa.
Para isso, entender como está o seu lucro é essencial.
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