Como ser um ponto de coleta do Mercado Livre? Fazer parte da rede de distribuição de encomendas dessa gigante das vendas online, pode ser uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro.
Sabendo disso, a São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em e-commerces, marketplaces e negócios digitais no geral, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Aqui você vai esclarecer todas as suas dúvidas, e conferir o que é preciso para ser parceiro de um dos maiores marketplaces da atualidade. Para saber mais sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Índice
ToggleO que é um ponto de coleta do Mercado Livre
Um ponto de coleta do Mercado Livre é um local físico onde:
- As lojas de e-commerce da região vão até o seu estabelecimento para despachar seus pedidos.
- O Mercado Livre coleta os pacotes e leva a encomenda até os pontos de entrega.
- Os clientes de Mercado Livre vão até a sua loja, para retirar as mercadorias.
Esse ponto de coleta pode ser uma loja ou outro tipo de estabelecimento comercial que esteja cadastrado no programa de pontos de coleta do Mercado Livre.
Além disso, os pontos de coleta também permitem que os compradores economizem com o frete, já que o envio para esses locais costuma ser mais barato do que para o endereço final do comprador.
Quais são os principais benefícios de ser um ponto de coleta do Mercado Livre
Existem alguns benefícios interessantes para quem efetua o cadastro e se torna um ponto de coleta do Mercado Livre, incluindo:
- Aumento do fluxo de pessoas: A presença de pontos de coleta pode atrair mais pessoas para o estabelecimento, o que pode resultar em um aumento no fluxo de clientes e nas vendas;
- Geração de receita: Os estabelecimentos cadastrados no programa recebem uma comissão por cada encomenda retirada no local, o que representa uma fonte adicional de receita;
- Maior exposição da marca: A participação no programa pode aumentar a exposição da marca do estabelecimento, especialmente para os compradores que ainda não conhecem o local.
Não tenha dúvidas, se você possui um ponto comercial, está em busca de uma renda extra ou de uma alternativa para aumentar o fluxo de pessoas na sua loja, ser um ponto de coleta do Mercado Livre pode ser uma ótima opção.
Na data de publicação deste artigo, o marketplace estava pagando R$ 0,60 por encomenda, o que a princípio pode até parecer pouco, mas que por outro lado pode se tornar um valor considerável a depender do volume de pacotes.
Como se cadastrar para ser um ponto de coleta do Mercado Livre?
O cadastro para ser um ponto de coleta do Mercado Livre é feito por meio do site da Kangu, empresa de logística adquirida de propriedade do marketplace. Confira o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Kangu, clicando aqui;
- Para realizar seu cadastro como ponto de coleta do Mercado Livre, clique no botão “Cadastrar”;
- Logo em seguida, clique em “Quero ser Ponto Kangu”;
- Preencha as informações solicitadas no cadastro, incluindo seu dados de contato, nome do estabelecimento, endereço, dias e horários de funcionamento;
- Por fim, clique em “Enviar”;
Após o cadastro, é só aguardar o contato da equipe responsável pela continuidade no processo.
Vale destacar que esse retorno é realizado mediante demanda, ou seja, o Mercado Livre fará contato com você apenas se houver necessidade de instalação de um ponto de coleta na região do seu estabelecimento.
Quais são os requisitos para ser um ponto de coleta do Mercado Livre?
Para que seu estabelecimento esteja apto a se tornar um ponto de coleta, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Você precisa ter uma conta no Mercado Pago (Plataforma de serviços financeiros do Mercado Livre);
- Seu estabelecimento deve funcionar em horário comercial, ou seja, de segunda a sexta, durante o dia;
- De preferência, os pontos de coleta não podem fechar para almoço, facilita a retirada e recepção de pacotes;
- É necessário que o estabelecimento esteja localizado no térreo;
- É importante ter um local próximo ao seu estabelecimento para a coleta estacionar o veículo (possuir estacionamento será um diferencial);
- O estabelecimento deve ter porta aberta ao público, ou seja, sem a necessidade de solicitar uma autorização de entrada;
- É necessário ter um espaço para armazenar os produtos fora do alcance dos clientes em um local seguro;
- O estabelecimento deve possuir acesso a internet e um smartphone com Android 5.0 ou acima.
Vale a pena abrir CNPJ apenas para ser um ponto de coleta do Mercado Livre
Se você não possui uma empresa pré-estabelecida e está avaliando a possibilidade de abrir um CNPJ apenas para ser um ponto de coleta do Mercado Livre, saiba que essa não é uma escolha viável.
Os pontos de coleta do Mercado Livre funcionam muito bem como fonte extra de receitas, mas como única fonte de receita se torna algo inviável, levando em consideração o valor que é atualmente pago pela plataforma (R$ 0,60 por encomenda).
Agora, se você já possui uma loja em qualquer tipo de segmento, efetuar o cadastro para ser um ponto de coleta pode ser muito vantajoso, pois além da renda extra, você poderá atrair um grande fluxo de pessoas e potenciais clientes para o seu estabelecimento.
Conheça a São Lucas Contabilidade
Agora que você já tirou as suas dúvidas, queremos convidar você para conhecer a São Lucas Contabilidade, uma assessoria contábil com mais de 20 anos de mercado, e que possui uma gama completa de serviços para empresários e empreendedores, incluindo:
- Orientação para abertura de empresas;
- Migração de MEI para ME;
- Planejamento tributário para redução de impostos;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos;
- Orientação para emissão de notas fiscais;
- Dentre outros serviços.
Atendemos empresas dos mais variados portes e segmentos, com especialidade em negócios digitais, incluindo e-commerces e marketplaces.
Para saber mais sobre os nossos serviços e soluções, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!