A consultoria empresarial é uma das melhores maneiras para você saber o estado atual da sua empresa, observado por alguém de fora.
Porém, não com a visão de um visitante comum. Mas sim com os olhos de um especialista em negócios.
O problema é: como aplicá-la em seu negócio? Não basta apenas chamar alguns consultores para olharem a sua empresa, darem o feedback e ficar por isso mesmo.
É interessante ter um plano para aplicar o parecer da consultoria e fazer transformações reais em seu negócio. Se não, vira apenas um grande desperdício de recursos. Se está em dúvida sobre como usar uma consultoria empresarial para rever e melhorar seus processos, te convidamos a ver abaixo algumas dicas que você pode aproveitar. Confira!
Índice
ToggleDecida qual será o foco da consultoria
Antes mesmo de contratar um serviço de consultoria empresarial, é importante decidir qual será o foco. Precisa de ajuda para gerir melhor suas finanças no dia a dia? Então uma consultoria especializada na área financeira é a mais indicada.
Está com problema na execução dos processos, que são lentos e dispendiosos? Uma consultoria focada em produtividade pode ser a opção ideal.
Defina o objetivo principal da consultoria que ainda irá contratar.
Faça um plano de trabalho da consultoria
Não basta ir à sua empresa, dizer onde estão os erros e ir embora. A consultoria precisa elaborar um plano de trabalho, que busque remediar os problemas e criar as mecânicas necessárias para que eles não se repitam depois que forem embora.
Além de definir quais novos processos serão implementados, é importante que se estabeleçam metas realistas e mensuráveis, mesmo que não solucionem o problema todo em um primeiro momento.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Execute as melhorias
A maioria das empresas de consultoria empresarial irão acompanhar os novos processos que desenvolveram para a sua empresa.
Acompanhe e encoraje os colaboradores a seguirem as novas diretrizes, acompanhando de perto os resultados e coletando dados sobre o impacto das mudanças.
Avalie os resultados
Depois de algumas semanas de implementação, chega a hora de se reunir com a consultoria para avaliar os resultados obtidos. Alcançou o objetivo determinado no primeiro passo desse artigo? Apresentou alguma evolução nesse ponto?
Ou os novos processos não mudaram muito ou até pioraram os índices? Por isso é importante coletar informações durante a execução. É nesse passo que saberá se os planos montados pela consultoria empresarial foram bem-sucedidos, precisam de ajustes ou não se encaixaram ao perfil da sua empresa.
Se ainda precisar de alguns ajustes, basta retomar o planejamento e fazer mudanças dentro do plano original – ou criar um planejamento novo. Execute o novo plano e continue coletando dados, repetindo a avaliação ao final do período.
Consultoria empresarial – o que pensa sobre o serviço?
Uma prática comum do mercado é contratar consultores externos para ajudar com novos planejamentos e melhorias para o seu negócio. Porém, não basta largar tudo na mão dos consultores e ir aproveitar umas férias, por mais merecidas que sejam.
O importante aqui é contar com esse olhar de fora para impulsionar seu negócio. O que acha da consultoria empresarial? Gostaria de uma consultoria especializada para seu negócio? Entre em contato!