Contabilidade para dropshipping: entenda como funciona e pague menos impostos

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Contabilidade Para Dropshipping: Entenda Como Funciona E Pague Menos Impostos - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Você sabe como funciona e qual a importância da contabilidade para dropshipping? O apoio de um contador especializado é fundamental para que você abra um CNPJ, legalize o seu negócio e economize no pagamento de impostos.

A São Lucas Contabilidade, é especializada na prestação de serviços contábeis para profissionais de dropshipping e em função disso, preparou um conteúdo completo onde você vai conferir os seguintes itens:

  • O que é dropshipping
  • Quais impostos o dropshipping paga?
  • Qual o CNAE correto para dropshipping?
  • É preciso ter CNPJ para trabalhar com dropshipping?
  • Como funciona a nota fiscal do dropshipping?
  • Quanto custa para abrir CNPJ dropshipping?
  • Como abrir CNPJ para trabalhar com dropshipping

Para saber mais e esclarecer de forma didática todas as suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final. Se preferir, você também pode clicar no botão do WhatsApp para conversar diretamente com um contador especialista.

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O que é dropshipping

Dropshipping é um modelo de negócio em que o vendedor (conhecido como dropshipper) não mantém os produtos em estoque, mas faz parceria com um fornecedor que armazena e envia diretamente os produtos para o cliente final.

Dessa forma, o dropshipper não precisa se preocupar com o gerenciamento do estoque ou com o envio dos produtos. Em vez disso, ele é responsável por gerenciar a loja online, escolher os produtos para vender, definir os preços e promover a loja.

Quando um cliente faz um pedido, o dropshipper repassa o pedido para o fornecedor, que envia o produto diretamente para o cliente final. O dropshipper ganha uma margem de lucro ao vender os produtos por um preço mais alto do que o preço de atacado que ele paga ao fornecedor.

O dropshipping tem se tornado cada vez mais popular como uma forma de iniciar um negócio online com baixo investimento inicial e riscos reduzidos. No entanto, é importante lembrar que o modelo de negócios pode apresentar alguns desafios, como a falta de controle sobre a qualidade dos produtos, atrasos no envio e a concorrência acirrada.

Contabilidade para dropshipping: quais impostos o dropshipper paga?

Quem trabalha com dropshipping precisa recolher impostos como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS e ISS. Por sua vez, a forma de recolhimento dos impostos pode ser realizada com base no Simples Nacional, no Lucro Presumido ou no Lucro Real.

Veja como funciona cada opção:

Simples Nacional para dropshipping

No Simples Nacional quem desenvolve esse tipo de atividade paga seus impostos em guia única, mas precisa observar a regra do Fator R. Funciona da seguinte forma:

  • Se as despesas com pró-labore e folha de pagamento forem iguais ou maiores que 28% do faturamento, os impostos são recolhidos no Anexo III, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento.
  • Se as despesas com pró-labore e folha de pagamento forem menores que 28% do faturamento, os impostos são recolhidos no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50% sobre o faturamento.

Lucro Presumido para dropshipping

Por sua vez, no Lucro Presumido, os impostos ficam na ordem de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento, respeitada a seguinte distribuição:

  • IRPJ: 4,8%
  • CSLL: 2,88%
  • COFINS: 3%
  • PIS: 0,65%
  • ISS: 2% a 5% (a depender da alíquota praticada pelo município de instalação da empresa).

Lucro Real para dropshipping

Por fim, temos ainda o Lucro Real, mas não vamos detalhar esse modelo de tributação, aqui neste artigo, pois em função da sua complexidade e alíquotas elevadas com relação às demais opções ele não costuma ser muito empregado no dropshipping.

Conte com uma boa contabilidade para dropshipping, escolha o regime tributário ideal para sua realidade e pague menos impostos.

Contabilidade para dropshipping: qual o CNAE correto para dropshipping?

O CNAE para dropshipping é o 7490-1/04 que trata das atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Na prática, quem trabalha com dropshipping atua como uma espécie de intermediário entre os fabricantes ou distribuidores e o consumidor final. Por isso, não podemos utilizar um CNAE de vendas.

Desta forma, você será tributado apenas sobre o seu comissionamento e não sobre o valor total dos produtos, garantindo assim, uma importante economia em impostos.

É preciso ter CNPJ para trabalhar com dropshipping?

Sim. Para trabalhar com dropshipping é preciso ter CNPJ, já que essa é uma exigência dos fornecedores de modo geral.

Além disso, sem um CNPJ, a carga de impostos acaba sendo muito maior, o que pode tornar o negócio inviável do ponto de vista financeiro.

Contabilidade para dropshipping: como funciona a nota fiscal do dropshipping?

No dropshipping a responsabilidade pela emissão da nota fiscal de venda para o cliente final é diretamente do fornecedor.

A empresa de dropshipping, por sua vez, deve emitir uma nota fiscal contra o fornecedor, com o valor da respectiva comissão que tem direito a receber sobre cada venda.

Quanto custa para abrir CNPJ dropshipping?

De modo geral, o custo para abrir CNPJ como dropshipping e legalizar suas operações, é muito menor do que a maior parte dos empreendedores acreditam.

Basicamente, será preciso custear os seguintes itens:

  • Taxa de registro da empresa na Junta Comercial;
  • Aquisição do certificado digital;
  • Honorários da contabilidade.

A boa notícia, é que como uma boa contabilidade para dropshipping, a São Lucas possui planos diferenciados e sob medida para abertura da sua empresa e CNPJ.

Contabilidade para dropshipping: como abrir CNPJ para trabalhar com dropshipping

Abrir CNPJ para trabalhar com dropshipping é muito simples. Na prática, você vai precisar seguir apenas alguns passos. Confira!

1.Contrate uma contabilidade para dropshipping: Se você ainda não tem um contador especialista para lhe auxiliar na abertura da sua empresa, clique no botão do WhatsApp e fale com o nosso time agora mesmo.

2.Separe os documentos necessários: Você vai precisar separar documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência.

3.Aguarde a conclusão do processo de abertura: Por fim, aguarde alguns dias enquanto cuidamos de tudo, da emissão do seu CNPJ a liberação da Inscrição Municipal e do Alvará de Funcionamento.

Com tudo em ordem, você poderá desenvolver suas atividades normalmente e emitir notas fiscais. Para saber mais, entre em contato conosco!

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