Contabilidade para influencers

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Contabilidade Para Influencers - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Você sabe como funciona uma contabilidade para influencers e quais os benefícios de optar por uma contabilidade especializada em negócios digitais?

Neste conteúdo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre a contabilidade para digitais influencers, incluindo o passo a passo para abrir um CNPJ, benefícios deste tipo de decisão e como funciona o pagamento de impostos de um influenciador PJ.

Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas, com o apoio de quem é especialista no assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que faz um influencer digital?

Influencer digital é uma pessoa que utiliza as redes sociais e outras plataformas online para criar e compartilhar conteúdo, com o objetivo de influenciar e engajar seu público-alvo.

Os influencers, possuem uma forte presença online e um número muito significativo de seguidores, que são influenciados pelas suas opiniões, recomendações e estilo de vida.

Os influenciadores digitais têm o poder de influenciar as decisões e comportamentos dos seus seguidores. Eles possuem um relacionamento próximo com seu público, construído com base na confiança e autenticidade. 

As marcas frequentemente se aproximam de influenciadores para promover seus produtos ou serviços, aproveitando sua influência e alcance para atingir um público específico.

Por falar nisso, a parceria com marcas é um dos principais motivos para que você contrate uma contabilidade para influencers. Afinal, para conseguir fechar parcerias com grandes marcas, é necessário ter um CNPJ e permissão para emitir notas fiscais.

O que faz uma contabilidade para influencers?

A contabilidade para influencers, oferece todo o suporte e os serviços necessários para que os influenciadores mantenham suas obrigações em dia com o fisco, e consigam gerenciar melhor os seus negócios, incluindo:

  • Orientação e assessoria para abertura de CNPJ;
  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil anual;
  • Cálculo de pró-labore e seus encargos;
  • Dentre outras tarefas importantes.

Sem o apoio de uma contabilidade especializada, os influenciadores podem pagar mais impostos que o necessário, e dentre outras coisas, receber multas e intimações por problemas com a Receita Federal.

Quais cuidados ter ao contratar uma contabilidade para influencers?

Antes de contratar uma contabilidade para influencers, é importante tomar certos cuidados para garantir a escolha de um serviço contábil que atenda da melhor forma às suas necessidades. Confira algumas dicas:

Experiência em negócios digitais: Verifique se a empresa de contabilidade possui experiência no atendimento a profissionais e negócios do meio digital.

Tecnologia e segurança de dados: Verifique se a contabilidade utiliza tecnologia atualizada para facilitar o processo contábil e garantir a segurança dos seus dados.

Transparência e comunicação eficiente: A contabilidade deve ser transparente em relação aos seus honorários, prazos de entrega de serviços e políticas de comunicação.

Referências e recomendações: Antes de contratar uma contabilidade para influencers, peça referências ou procure por recomendações de outros influencers.

Em meio a isso, a boa notícia é que você não precisa ir muito longe, já que a São Lucas Contabilidade é especializada em negócios digitais e atende influenciadores de diferentes partes do país.

Contabilidade para influencers: vale a pena abrir CNPJ?

Quando o assunto é a contabilidade para influencers, uma das principais dúvidas que recebemos aqui na São Lucas, diz respeito a abertura de CNPJ.

“Afinal, será que vale mesmo a pena abrir CNPJ para influenciador digital?”

Em meio a esse tipo de dúvida, podemos afirmar que “Sim” e listar alguns dos benefícios mais importantes que você encontrará ao abrir uma empresa.

1.Economia de impostos

Enquanto o influenciador não abre uma empresa, ele precisa preencher mensalmente o carnê leão e sobre os seus rendimentos, recolher até 27,50% de imposto de renda.

Por sua vez, aqueles que decidem abrir um CNPJ, podem optar por regimes tributários econômicos como o Simples Nacional, e com isso, contar com alíquotas menores, a partir de 6% sobre o faturamento mensal.

2.Permissão para emitir notas fiscais

Quando o influenciador começa a fechar parceria e contratos com grandes marcas, ele precisa emitir notas fiscais referente aos serviços prestados.

A emissão de NF é um pré-requisito básico, e, portanto, sem autorização para emitir este tipo de documento fica muito difícil fechar com grandes marcas.

3.Profissionalização dos seus negócios

Com um CNPJ em mãos, o influencer digital profissionaliza os seus negócios e encontra oportunidades para alavancar o seu faturamento a partir de novos negócios.

Muitos influencers aproveitam a visibilidade que constroem para lançar suas próprias marcas e produtos, desenvolvendo novos negócios e consolidando cada vez mais a sua segurança e independência financeira.

Contabilidade para influencers e o pagamento de impostos

Outra dúvida muito comum quando o assunto é a contabilidade para influencers, diz respeito ao pagamento de impostos.

“Afinal, quanto um influencer digital que decide abrir um CNPJ paga de imposto?”

Via de regra e ao contrário do que muitos pensam, o influenciador que decide abrir um CNPJ acaba pagando menos impostos do que pagava quando declarava todos os seus rendimentos como pessoa física.

Na sequência, vamos traçar um comparativo e explicar como funciona a tributação sobre os rendimentos do influencer pessoa física e de um influencer pessoa jurídica.

Tributação do influencer pessoa física

O influencer pessoa física precisa preencher mensalmente o carnê leão e recolher até 27,50% de imposto de renda (IRPF) sobre os seus rendimentos, conforme a tabela abaixo:

Base de cálculo Alíquota Parcela a deduzir
Até 1.903,98 Isento Isento
De 1.903,99 até 2.826,65 7,50% R$ 142,80
De 2.826,66 até 3.751,05 15% R$ 354,80
De 3.751,06 até 4.664,68 22,50% R$ 636,13
Acima de 4.664,68 27,50% R$ 869,36

Sem dúvida alguma, estamos falando de uma carga tributária muito elevada e que pode acabar comprometendo boa parte dos rendimentos mensais de um influenciador.

Tributação do influencer pessoa jurídica

Por sua vez, o influenciador que decide abrir um CNPJ pode adotar regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

No Simples Nacional, influencers podem ser tributados no Anexo III com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento, conforme faixas de faturamento da tabela abaixo:

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 6,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 11,20% R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,00 13,20% R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 16,00% R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 21,00% R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% R$ 648.000,00

Considerando deduções a alíquota máxima efetiva não passa de 19,50%

No entanto, é preciso destacar que a depender do caso, a tributação também pode ser realizada no Anexo V, cuja alíquota inicia em 15,50% sobre o faturamento.

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 15,50%
De 180.000,01 a 360.000,00 18,00% R$ 4.500,00
De 360.000,01 a 720.000,00 19,50% R$ 9.900,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 20,50% R$ 17.100,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 23,00% R$ 62.100,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 30,50% R$ 540.000,00

Considerando deduções a alíquota máxima efetiva não passa de 19,25%

Por sua vez, quando o Simples não é a opção mais econômica, ainda é possível optar pelo Lucro Presumido, onde a contribuição mensal para influencers pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.

Com isso, digitais influencers possuem chances reais de garantir uma boa economia ao abrir um CNPJ.

Contabilidade para influencers: como abrir um CNPJ?

Agora que você já sabe que vale a pena abrir um CNPJ, é hora de conferir um passo a passo simples e objetivo para tirar os seus planos do papel.

1.Contrate uma contabilidade para influencers

Para começar, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais.

Com o suporte de uma contabilidade especializada no seu tipo de negócio, você poderá esclarecer dúvidas importantes, abrir a sua empresa e pagar o menor volume possível de impostos.

2.Separe os documentos para abrir sua empresa

Com a orientação da contabilidade, você precisará separar alguns documentos importantes para a abertura da sua empresa, incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de Residência;
  • IPTU do local para abertura da empresa.

Este último item, você não precisará separar caso opte por registrar a sua empresa em nossa sede virtual, localizada aqui em São Bernardo do Campo – SP.

3.Aguarde a abertura da empresa

Por fim, basta que você aguarde alguns dias enquanto o nosso time de contadores cuida dos trâmites para abertura da sua empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Funcionamento.

Com tudo pronto, você poderá iniciar a faturar seus trabalhos como PJ, emitir notas fiscais e pagar menos impostos.

O que é sede virtual para influencer?

Influenciadores são profissionais do meio digital, que gravam e mostram o seu dia a dia, interagem com o público e não ficam presos em um escritório.

Sendo assim, pelo fato de não contar com um endereço comercial, muitos influenciadores não sabem qual endereço utilizar para abrir o CNPJ. Em meio a esse tipo de situação, sem dúvida alguma, utilizar o endereço residencial não é uma saída, já que isso colocaria a segurança  do influenciador em risco.

Neste caso, uma solução viável e muito utilizada, é a contratação de uma contabilidade para influencers que ofereça serviços de sede virtual gratuita. Os clientes aqui da São Lucas, por exemplo, podem registrar o CNPJ no endereço da nossa sede virtual gratuita.

Dessa forma, nossos clientes contam com um endereço comercial para utilizar no CNPJ, preservando a privacidade dos seus respectivos endereços de residência.

Para saber mais sobre essa possibilidade, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Dúvidas frequentes sobre a contabilidade para influencers

Antes de finalizar o conteúdo, vamos responder de forma clara e objetiva, mais algumas dúvidas importantes sobre a contabilidade para influencers. Vale a pena conferir!

Influencer pode ser MEI?

De acordo com a legislação em vigor, influencers não podem ser MEI, pois suas atividades se equiparam a serviços de publicidade, cujo CNAE não faz parte do rol de atividades permitidas aos microempreendedores individuais.

Diante disso, o caminho mais indicado para os influenciadores digitais, é a abertura de uma ME – Microempresa, normalmente no Simples Nacional, mas em alguns casos, também pode ser interessante o Lucro Presumido.

Qual o CNAE para influencer?

O CNAE para influencers é o 7311-4/00 – Agências de Publicidade. No entanto, quando o profissional também vende infoprodutos com expert ou afiliado, por exemplo, outros tipos de código de atividade também precisam constar no CNPJ.

  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade;
  • 8599-6/04 – Treinamento e Desenvolvimento Profissional (para venda de cursos online);
  • 5811-5/00 – Edição de livros; (para venda de e-books);
  • 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários (para vendas como afiliado digital).

Vale destacar que escolher o código CNAE correto para incluir no CNPJ é fundamental para evitar problemas com o fisco e o pagamento de impostos em excesso.

Consulte um dos nossos contadores e verifique quais são os códigos de atividade mais apropriados para inclusão no seu CNPJ.

Qual o melhor tipo de CNPJ para influencer digital?

Existem diferentes tipos de CNPJ que podem ser utilizados por um influenciador digital, mas a opção mais utilizada costuma ser a SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

Através da SLU, os influenciadores e outros empreendedores do meio digital, podem abrir um CNPJ sem a necessidade de ter sócios para dividir direitos e responsabilidades.

Para saber mais, abrir um CNPJ e economizar, clique no botão do WhatsApp e fale agora mesmo com um dos nossos especialistas.

Com mais de 20 anos de mercado, a São Lucas Contabilidade é referência quando o assunto é contabilidade para influencers e negócios digitais de todas as partes do país.

 

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