Quando o assunto é a contabilidade para influenciador digital, é comum que os empreendedores que atuam neste tipo de atividade tenham algumas dúvidas.
Sabendo disso, a São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas de forma clara e objetiva, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
O que faz um influenciador digital?
Um influenciador digital é uma pessoa que possui grande visibilidade e participação ativa nas redes sociais, onde exerce influência nos seus seguidores.
Dentre as atividades dos influenciadores digitais, podemos destacar:
- Produção de posts e vídeos: Influenciadores criam e compartilham conteúdo original, incluindo posts, stories e reels, com o objetivo de entreter, informar ou inspirar seus seguidores.
- Interação com seguidores: Os influenciadores procuram manter um relacionamento ativo com os seus seguidores, respondendo a comentários, mensagens diretas e participando de discussões.
- Parcerias com marcas: Influenciadores também colaboram com marcas para promover produtos e serviços, participando de campanhas publicitárias.
- Diversificação de renda: Além de parcerias com marcas, influenciadores também podem gerar renda através de outras fontes, como, programas de afiliados, venda de produtos próprios, e ofertas de cursos online e mentorias.
Com o forte crescimento das redes sociais nos últimos anos, a influência digital se tornou uma profissão que tem transformado a vida de muita gente.
Dito isso, você sabe o que todos os influenciadores possuem em comum? Todos precisam do suporte de uma contabilidade especializada para manter suas obrigações em dia com o fisco.
O que faz uma contabilidade para influenciador digital?
Uma contabilidade para influenciador digital ajuda profissionais do segmento, a legalizar suas atividades, pagar menos impostos e manter todas as obrigações em dia com o fisco.
Dentre as principais atribuições da contabilidade para influenciadores, podemos destacar:
- Orientação e assessoria para abertura de CNPJ;
- Planejamento tributário para redução de impostos;
- Cálculo de impostos e emissão de guias;
- Orientação para emissão de notas fiscais;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil anual;
- Cálculo de pró-labore e seus encargos;
- Dentre outras tarefas importantes.
Diante da importância do contador, é fundamental que os influenciadores busquem o suporte de uma contabilidade especializada em negócios digitais.
Vale a pena abrir CNPJ para influenciador digital?
A primeira dúvida do influenciador digital que procura uma contabilidade diz respeito aos benefícios da abertura de CNPJ. Afinal, será que vale a pena?
Podemos garantir que sim, pois com um CNPJ em mãos você terá acesso a uma série de benefícios, dentre eles:
- Economia de impostos: O influenciador que atua como pessoa jurídica pode obter uma importante economia de impostos.
- Permissão para emitir notas fiscais: Como pessoa jurídica, você também receberá permissão para emitir notas fiscais para os seus clientes.
- Maior credibilidade: Um CNPJ transmite maior credibilidade e segurança para os clientes, demonstrando o seu profissionalismo e domínio no que faz.
- Conta bancária empresarial: Com um CNPJ você poderá abrir uma conta bancária empresarial e ter acesso a uma série de serviços.
- Economia no plano de saúde: Planos de saúde costumam custar menos para pessoas jurídicas, em comparação com o valor cobrado das pessoas físicas.
Sem dúvida alguma, são muitos os benefícios que a abertura de empresa para quem atua como influenciador digital pode oferecer.
Como funciona a tributação para influenciador digital?
A tributação do influenciador digital dependerá do seu volume de faturamento, da sua forma de atuação (PF ou PJ) e do seu regime tributário.
No caso daqueles que ainda atuam como pessoa física, por exemplo, a tributação é uma das mais elevadas, pois é calculada com base no Imposto de Renda Pessoa Física, com alíquota de até 27,50%.
Base de cálculo | Alíquota | Parcela a deduzir |
Até 2.259.20 | Isento | Isento |
De 2.259,21 até 2.826,65 | 7,50% | R$ 169,44 |
De 2.826,66 até 3.751,05 | 15% | R$ 381,44 |
De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,50% | R$ 662,66 |
Acima de 4.664,68 | 27,50% | R$ 896,00 |
Por sua vez, aqueles que procuram uma contabilidade para influenciador digital e decidem abrir um CNPJ, podem optar pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido.
No Simples Nacional, os impostos para influenciadores podem ser calculados no Anexo III, cuja alíquota inicial é de 6%, conforme a tabela abaixo:
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Já no Lucro Presumido, a tributação mensal pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento, a depender da legislação fiscal do município onde o influenciador registrar a sua empresa.
Contabilidade para influenciador digital: como abrir CNPJ para influenciador?
Agora que você já sabe que vale a pena abrir CNPJ para influenciador digital, e que com essa decisão é possível pagar menos impostos, é hora de ir para a parte prática.
Neste tópico, vamos apresentar em um pequeno passo a passo, o que você precisa fazer para abrir a sua empresa.
1.Contrate uma contabilidade para negócios digitais: Quando o objetivo é abrir um CNPJ, a primeira coisa que o influenciado precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em negócios digitais.
O contador, esclarecerá dúvidas importantes e cuidará de todos os trâmites legais para abertura da sua empresa.
2.Forneça os documentos solicitados pelo contador: Na sequência, você precisará reunir e fornecer alguns documentos pessoais ao seu contador, incluindo:
- RG ou CNH;
- CPF;
- Comprovante de Residência.
3.Aguarde o prazo para abertura da empresa: Por fim, é só aguardar o prazo para abertura da empresa e emissão dos seus respectivos documentos, incluindo:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Assim que toda documentação é liberada, o influenciador digital pode iniciar suas atividades como PJ, emitir notas fiscais, fechar bons contratos e pagar menos impostos.
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