Atualizado em Abril de 2023
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ToggleVeja tudo para um controle de estoque eficaz no dropshipping
Descubra por que é necessário ter um controle de estoque eficaz e saiba como implementar as melhores práticas para seu dropshipping.
O dropshipping é um modelo de negócio onde o lojista não mantém estoque físico, sendo responsável apenas pela venda e repasse do pedido. Diante disso, o controle de estoque se torna um grande desafio.
Embora o dropshipping seja uma opção popular para empreendedores que desejam iniciar um negócio sem investir em estoque inicialmente, muitos acham que não é necessário realizar um controle de estoque, mas estão enganados e nós vamos te explicar!
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Neste artigo, discutiremos a importância do controle de estoque no dropshipping e como fazê-lo de forma eficaz.
Confira agora!
A importância do controle de estoque no dropshipping
Você deve estar se perguntando por que manter um controle de estoque já que o dropshipping é um modelo de negócio que dispensa a necessidade de manter um estoque físico.
Lembre-se que mesmo sem necessariamente trabalhar com o estoque, é necessário garantir que os produtos que você vende estejam disponíveis no estoque do fornecedor.
Além disso, é importante lembrar que o estoque pode ser afetado por vários fatores, sendo importante ter um sistema de controle de estoque para garantir que você possa atender às demandas dos clientes e evitar atrasos ou cancelamentos de pedidos.
Como fazer o controle de estoque no dropshipping?
Passo 1 – Identifique os produtos que serão vendidos
O primeiro passo é identificar quais produtos serão vendidos e classificá-los. Você pode fazer uma pesquisa sobre os produtos populares em seu nicho e pesquisar os fornecedores confiáveis para obter informações sobre a disponibilidade de cada um deles.
Passo 2 – Crie uma lista de fornecedores
Com uma lista de produtos identificados, é importante criar uma lista de fornecedores que você irá trabalhar.
Identifique com quais fornecedores você irá trabalhar, quais são os produtos que cada um oferece e suas condições de entrega.
Além disso, nesse estudo, certifique-se de que eles possam fornecer o produto em tempo hábil e que seus preços sejam competitivos.
Passo 3 – Monitore o estoque em tempo real
O monitoramento do estoque em tempo real é essencial para a sua estratégia de vendas ter sucesso. Mantenha-se atualizado sobre o status do estoque para evitar problemas, como o overselling, e ajustar a estratégia de marketing e precificação conforme necessário.
Para isso, converse com seus fornecedores e ajuste tais detalhes com eles. Entenda todas as demandas do fornecedor e esteja atento a quando o estoque estiver baixo.
Passo 4 – Faça previsões de vendas
Com base nos dados de vendas anteriores e nos níveis de estoque de cada fornecedor, você pode fazer previsões de vendas, garantindo que sempre tenha o estoque necessário.
Passo 5 – Mantenha uma comunicação clara com fornecedores
Problemas podem acontecer, erros técnicos, de contagem, inconsistência em sistemas, tudo isso só reitera a necessidade de manter uma comunicação clara e respeitosa com seus fornecedores.
Assim, você pode garantir que esteja ciente de quaisquer problemas de estoque que possam afetar seu negócio.
Além disso, discuta prazos de entrega e expectativas de qualidade para garantir que você esteja oferecendo o melhor serviço possível aos seus clientes e que os fornecedores possam cumprir isso.
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