Ícone do site Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP

Cruzamento de dados e os recebimentos via PIX

Cruzamento de dados e os recebimentos via PIX

Devido ao sigilo bancário, o fisco não tem acesso direto aos valores que você recebe via PIX, mas em contrapartida, consegue monitorar o volume de movimentações mensais da sua conta e também da conta da sua empresa. Você sabia disso?

Dessa forma, se a Receita Federal observar que o contribuinte está movimentando um volume de recursos superior a sua renda declarada, isso acende um sinal de alerta para uma possível prática de sonegação fiscal.

Nesses casos, o fisco passa a monitorar de perto a vida do contribuinte, investigando as suas movimentações e ao chegar em algum tipo de conclusão, pode aplicar multas, cobrar impostos retroativos e até mesmo, abrir um processo judicial por crime de sonegação fiscal.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Dito isso, se você anda recebendo muitas transferências via PIX, mas não está declarando esses recebimentos para o fisco, saiba que você está correndo sérios riscos.

Neste conteúdo, vamos apresentar a e-Financeira e falar um pouco mais sobre isso. Vale a pena conferir!

E-financeira e o cruzamento de movimentações bancárias

A e-Financeira é uma declaração que foi instituída pela Instrução Normativa RFB nº 1.571/2015, e que desde então, obriga bancos e outras instituições financeiras, a informar periodicamente ao fisco o volume de movimentações financeiras dos seus clientes (pessoa físicas e jurídicas).

De acordo com a regulamentação em questão, as instituições bancárias precisam informar ao fisco:

Sendo assim, apesar de não rastrear isoladamente cada PIX que você recebe, o fisco possui informações suficientes para saber se você está falando a verdade na hora de declarar o Imposto de Renda.

Veja Também: DIMP e o cruzamento de informações financeiras nos negócios digitais

E-Financeira, PIX e a sonegação de impostos

Ao exigir que instituições financeiras e outras entidades reportem informações sobre as movimentações financeiras dos contribuintes, a e-Financeira fornece à Receita Federal dados precisos e atualizados para monitorar as atividades financeiras e identificar possíveis irregularidades.

Veja como essa declaração pode ajudar a Receita Federal a identificar a sonegação de impostos, inclusive relacionada a valores recebidos via PIX:

Sendo assim, se você possui um negócio digital, vem recebendo muitas transferências via PIX, mas não vem declarando esses valores para o fisco, tome muito cuidado!

Busque a orientação de uma contabilidade especializada em negócios digitais como a São Lucas Contabilidade, para declarar seus rendimentos corretamente e encontrar uma forma de fazer isso sem aumentar de forma muito significativa a sua carga de impostos.

Com a orientação de uma contabilidade especializada e um bom planejamento tributário, você pode ficar em dia com o fisco, evitar dor de cabeça e ao mesmo tempo, economizar no pagamento de impostos.

Qual a importância da contabilidade para negócios digitais

A contabilidade para negócios digitais é fundamental para a regularidade fiscal e contábil da sua empresa, e pode atuar em diversas tarefas, incluindo:

Para saber mais, evitar problemas com o fisco e encontrar um caminho legal para pagar menos impostos, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post
Sair da versão mobile