Índice
ToggleEvite problemas com as autoridades fiscais! Esteja atento à inspeção fiscal de suas vendas digitais
O fisco não perdoa ninguém, isso já é sabido, por isso, é fundamental se manter em regularidade. Nesse artigo, iremos tratar sobre como é possível evitar problemas fiscais em seu e-commerce.
O comercio digital foi um dos ramos que mais cresceu, é enganasse quem ach que por lá é mais facil fugir da fiscalização. Se você vende produtos em um negócio digital, você precisa estar atento às autoridades fiscais.
Se você não o fizer, poderá enfrentar multas e penalidades das autoridades fiscais – até mesmo processos criminais, se as coisas ficarem realmente sérias.
Com isso em mente, vejamos como evitar problemas com as autoridades fiscais em seu e-commerce! Leia o artigo até o fim e saiba como.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Empreendedor, veja também os materiais disponíveis em nosso blog citados abaixo.
- Empresário: saiba as vantagens de usar uma plataforma de gestão financeira digital!
- Comunicação assertiva: entenda como desenvolvê-la em seu negócio, empresário
- Você sabe quais documentos devem ser enviados todo mês para sua contabilidade?
1. Entenda sobre a legislação
O primeiro passo para manter todas as obrigações em dia e evitar problemas com a fiscalização tributária é ter total entendimento sobre a legislação tributária brasileira, afinal já é sabido a alta complexidade do sistema tributário brasileiro, desse modo estar informado e atualizado sobre as leis fiscais é imprescindível para evitar surpresas desagradáveis.
2. Mantenha registros detalhados de todas as suas vendas
Se você vende produtos em plataformas digitais, você deve manter registros detalhados de todas as suas vendas, assim como você manteria registros de vendas físicas. Isto porque as autoridades podem conduzir uma inspeção de sua empresa a qualquer momento e comparar suas vendas digitais com seus registros contábeis. Se suas vendas digitais forem superiores aos seus registros contábeis, você provavelmente será acusado de evasão fiscal. É por isso que você precisa manter registros detalhados de todas as suas vendas digitais e assegure-se de manter todos os registros contábeis por pelo menos cinco anos.
3. Fique atento aos documentos eletrônicos
Umas das principais obrigações que uma empresa precisa cumprir para se manter em dia é a respeito da documentação. A NF-e que é a nota fiscal eletrônica é necessária para a parte fiscal da empresa.
É fundamental manter todos os documentos bem organizados e com fácil acesso caso sejam necessários a um determinado período.
4. Faça um planejamento tributário
Engana-se quem acha que essa ferramenta é utilizada apenas por lojas físicas, o planejamento tributário para o e-commerce é fundamental para manter as obrigações cumpridas, além disso, com o planejamento tributário é possível:
- Manter o pagamento de impostos em dia;
- Entender sobre os incentivos fiscais;
- Analisar a diminuição de impostos, e muito mais.
5. Tenha um auxílio especializado
Fazer uma gestão fiscal efetiva não é uma tarefa fácil, desse modo para garantir 100% de segurança nos processos fiscais do seu comércio eletrônico é fundamental ter um auxílio especializado.
Portanto, saiba com que contar para aperfeiçoar a sua gestão fiscal.
Acesse o nosso youtube e veja o vídeo sobre como evitar os riscos com a fiscalização tributária em seu e-commerce.
Conte com São Lucas Contabilidade!
Aqui em São Lucas você ganha muito mais que o apoio de uma empresa contábil, você garante o apoio especializado para seu e-commerce se manter atualizado das normas fiscais e evitar problemas com a fiscalização tributária.
Conte com o nosso apoio especializado e faça uma gestão efetiva de seu comércio eletrônico.