Ícone do site Contabilidade em São Bernardo do Campo – SP

 Imposto de renda 2023: como declarar e dúvidas frequentes

 imposto De Renda 2023: Como Declarar E Dúvidas Frequentes - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

O prazo para entrega do Imposto de Renda 2023 começa no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio. No entanto, apesar do prazo maior que o habitual, é muito importante que os contribuintes não deixem a entrega da declaração para a última hora.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 27/02, a Receita Federal apresentou detalhes sobre a declaração deste ano e esclareceu uma série de dúvidas comuns aos contribuintes.

Neste conteúdo, a São Lucas Contabilidade apresenta as últimas novidades e responde às principais dúvidas sobre o Imposto de Renda 2023. Para saber mais sobre o assunto, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Quem precisa entregar o Imposto de Renda 2023?

De acordo com a Receita Federal, estão obrigados a entregar a declaração anual de imposto de renda, aqueles contribuintes que preencherem ao menos um dos seguintes requisitos:

Qual o vencimento do Imposto de Renda 2023?

Para os contribuintes que descobrirem que possuem valor a pagar, após entregar a declaração de imposto de renda, os vencimentos serão os seguintes:

Vale destacar que o resultado a pagar do IR 2023 (quando houver) pode ser dividido em até 8 cotas, desde que o valor de cada cota não seja inferior a R$ 50,00.

Quando será paga a restituição do Imposto de Renda 2023?

Os contribuintes cuja declaração de Imposto de Renda 2023 resultar em valor a restituir, poderão ser contemplados por um dos seguintes lotes de restituição:

De acordo com a legislação em vigor e o pronunciamento da Receita Federal, possuem prioridade no pagamento da restituição os contribuintes:

Quais os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda 2023?

Para preencher e declarar o Imposto de Renda 2023 corretamente, os contribuintes vão precisar separar os seguintes documentos:

Imposto de Renda 2023: declaração completa ou simplificada?

A declaração de Imposto de Renda 2023 pode ser preenchida na modalidade completa ou simplificada. A principal diferença entre elas está no tratamento das despesas dedutíveis e no valor do desconto aplicado.

Na declaração simplificada, o contribuinte tem um desconto padrão de 20% sobre a renda tributável, independente do valor das suas despesas dedutíveis, ou seja, as despesas dedutíveis não são levadas em consideração. Essa opção é recomendada para quem não tem muitas despesas a deduzir ou não tem comprovantes suficientes para justificá-las.

Por sua vez, na declaração completa, o contribuinte pode deduzir todas as despesas permitidas pela Receita Federal, incluindo:

Essas deduções podem reduzir significativamente o valor do imposto a ser pago. No entanto, é importante lembrar que é necessário ter comprovantes para justificá-las.

Quem pode ser declarado como dependente no Imposto de Renda 2023?

De acordo com a Receita Federal, podem ser declarados como dependentes no Imposto de Renda:

Vale lembrar que aqueles que são declarados como dependentes no Imposto de Renda, não podem entregar a sua própria declaração, sob pena de retenção de ambas na Malha Fina para esclarecimentos.

O que acontece com o contribuinte que não declarar o Imposto de Renda 2023?

Os contribuintes que atendem no mínimo um dos requisitos, mas que deixarem de declarar o Imposto de Renda 2023, ficam sujeitos a uma série de consequências, dentre as quais, podemos destacar:

Deseja saber mais, manter suas obrigações em dia com o fisco e entregar a declaração de Imposto de Renda 2023?

Se a sua resposta foi “Sim”, conte com o time de especialistas da São Lucas Contabilidade! Entre em contato conosco via botão do WhatsApp no rodapé da página ou no telefone: (11) 4178-3636.

Classifique nosso post
Sair da versão mobile