Aprenda tudo sobre o Lifetime Value – saiba fazer o calcular e sua utilizar
O Lifetime Value (LTV) é uma métrica indispensável para sua empresa! Que tal aprender agora como utilizá-lo para melhorar seus resultados? Confira no artigo!
Para muitos empreendedores, o LTV pode parecer um conceito complicado, mas, na verdade, ele é bem simples de ser calculado e entendido. E, nós estamos aqui para facilitar esse entendimento para você!
Neste artigo você aprenderá o que é o Lifetime Value, como calcular e como utilizar essa métrica para tomar decisões estratégicas para o seu negócio.
O que é o Lifetime Value LTV?
O Lifetime Value (LTV), ou, valor de tempo de vida, no português, é uma métrica utilizada pelas empresas para determinar o faturamento proveniente de cada consumidor.
Para simplificar o seu entendimento, o cálculo do LTV avalia o quanto as empresas conseguem faturar com cada cliente durante a interação do mesmo com a organização.
Qual a importância do Lifetime Value?
Os empresários e gerentes podem calcular o Lifetime Value do cliente para criar planos mais bem sucedidos para aumentar seus lucros e manter seu público, seja por investimentos em relações comerciais, itens ou oferecendo vantagens a seus consumidores.
As organizações também empregam o LTV para localizar os grupos de clientes que lhes são mais ativos e geram maior renda. Quanto mais tempo um cliente continua comprando de uma empresa, maior é o valor de tempo de vida.
A métrica torna-se realmente valiosa quando identificamos a frequência desses clientes, ou seja, se o LTV de seus clientes for alto, eles provavelmente são fiéis a sua marca e continuarão a comprar mais de seus produtos. Caso contrário, eles provavelmente são apenas um cliente passivo que fez uma única compra. Aqui, sua empresa deve se esforçar mais para manter esse cliente engajado, e trazê-lo mais vezes às compras.
Como calcular o Lifetime Value?
Para calcular o Lifetime Value de um consumidor, primeiro, você precisará de mais métricas, elas são: ticket médio, média de compras por cliente por ano e média da longevidade do relacionamento com o cliente.
A fórmula para o cálculo será basicamente:
LTV = ticket médio X a média de compras por cliente a cada ano X média de tempo de relacionamento.
Indo para um exemplo prático.
Em uma empresa onde o ticket médio é de 100, o número de compras ao ano corresponde a 12 e o tempo de duração do contrato dura 2 anos. Deve ser calculado…
LTV = 100 X 10 x 2
100 X 10 = 1000
1000 X 2 = LTV = 2 mil
Neste caso, o LTV dos consumidores da sua empresa é de R $2 mil.
Como utilizar o Lifetime Value LTV?
O valor da vida útil deve ser um componente contínuo da gestão, uma vez que é uma medida muito importante. Geralmente, esta métrica é o que ajuda a administração a tomar decisões que ajudam a formar a estratégia da empresa, sendo de essencial utilização para os planos de marketing e comerciais que são parte integrante na conquista e manutenção dos clientes.
O LTV ajuda a organizar no desenvolvimento de um orçamento, criando políticas efetivas de aquisição e manutenção e direcionando cada ação visando um determinado tipo de cliente, por exemplo, para os clientes que são os mais valiosos para o negócio, pode oferecer promoções para eles adquirirem mais itens em uma única compra.
Sem calcular o LTV, não há base para formar planos eficientes para o seu negócio. Sem isso, é quase impossível construir a empresa, obter novos compradores e, o mais importante, certificar-se de que eles permaneçam satisfeitos em sua empresa.
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