O e-commerce cresce ano após ano e não faltam motivos para isso. Foi-se o tempo em que era necessário esperar um cliente estar próximo à sua loja para comprar.
Hoje é possível vender para pessoas em qualquer lugar do mundo a apenas alguns cliques de distância. Mas, para isso, é fundamental investir em uma logística para e-commerce eficiente e bem estruturada.
Basta olhar a lista de benefícios e possibilidades do e-commerce para entender porque ele cresce, em média, 15% a cada ano. São eles:
- Rompimento das barreiras geográficas;
- Maior visibilidade;
- Redução dos custos fixos;
- Comunicação direcionada;
- Disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, entre outros.
Empreender não é uma tarefa fácil. Existem inúmeras variáveis que devem ser consideradas para uma gestão eficiente. A suposta facilidade de vender pela internet pode ser posta em risco, por exemplo, caso a logística para e-commerce seja mal planejada. Assim, o que deveria ser um salto para o sucesso acaba se tornando um grande obstáculo a ser vencido.
No que a logística para e-commerce difere da tradicional?
Logística, definitivamente, não é tudo igual. Enquanto no comércio tradicional a loja precisa, necessariamente, estar aberta para que as vendas ocorram, no e-commerce elas podem acontecer a qualquer dia e hora, sem aviso prévio. Outro ponto importante é que o ciclo do pedido é significativamente menor, exigindo maior agilidade por parte da empresa.
É por isso que a logística para e-commerce precisa ser cuidadosamente pensada, desde a escolha dos fornecedores até a entrega ao cliente final, agregando valor ao produto e ao relacionamento entre empresa e consumidor. Vale lembrar que na internet a exposição da marca é muito maior, portanto, qualquer avaliação negativa pode ter impactos devastadores sobre os resultados.
5 dicas de logística para e-commerce
1. Conheça o seu negócio
Para uma logística para e-commerce eficiente, é fundamental conhecer a fundo o negócio e o mercado onde irá atuar. Analise seu potencial a médio e longo prazo, bem como o comportamento e as expectativas dos consumidores da hora de comprar. Ademais, conheça o seu produto e qual a periodicidade da compra – trata-se de um item de único uso ou com durabilidade média de 10 anos? Saber disso é essencial para todo o seu planejamento logístico (e financeiro).
2. Defina uma política de estoques
É no estoque que está armazenada grande parte do ativo de uma empresa. Definir uma política de estoques eficiente é parte fundamental da logística para e-commerces e pode garantir o sucesso ou fracasso de toda a operação. Após entender o mercado e suas tendências, faça análises e projeções que determinem o nível ideal de estoque para o próximo período, de modo que não sobre e também não falte.
3. Negocie com transportadoras
A menos que você seja uma grande empresa detentora de logística própria, negociar com transportadoras é essencial para o sucesso da logística para e-commerces. De modo geral, quanto mais entregas, menor o frete. Se você deseja vender produtos online a preços competitivos, ou até mesmo absorver o frete como estratégia de vendas (o famoso frete gratis), encontrar um parceiro de longo prazo para as entregas é crucial.
4. Não tenha medo das liquidações
Estoque parado é dinheiro desperdiçado. A maioria dos produtos possui prazo de validade – roupas saem de moda, alimentos estragam, calçados caem em desuso. A menos que você venda vinhos ou algo do tipo, não tenha medo das liquidações para aumentar o giro de estoque e movimentar o caixa.
5. Reduza custos
Os custos não devem ser menosprezados na logística para e-commerce. Conheça-os e classifique-os em custos fixos e variáveis. Sempre que possível, reduza ou corte os custos fixos (aluguel, energia elétrica, etc.) e substitua-os por custos variáveis, que são atrelados às vendas.
Viu como a logística para e-commerce pode otimizar processos e alavancar suas vendas online? Que tal colocar essas dicas em prática à partir de hoje? Entre em contato conosco e ficaremos felizes em ajudar!