null

Marketing digital e tributos: como organizar o financeiro da sua agência

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Marketing digital e tributos

Empreender no universo do marketing digital é uma excelente oportunidade de crescimento. A cada dia, mais empresas entendem a importância de ter presença online, investir em tráfego pago, SEO, redes sociais e copywriting. E, naturalmente, isso aquece o mercado das agências de marketing digital.

Porém, junto com o crescimento vem uma responsabilidade que muitos empreendedores do digital subestimam: a organização financeira e tributária da agência.

Se você é dono de uma agência de marketing, sabe que lidar com gestão financeira, impostos e obrigações contábeis nem sempre é simples. Mas a boa notícia é que, com organização, planejamento e suporte especializado, é possível manter tudo em dia — e ainda pagar menos impostos de forma legal.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Neste artigo, a São Lucas Contabilidade te explica como funciona a questão dos tributos no marketing digital e traz um guia completo para organizar o financeiro da sua agência.

Por que organizar o financeiro da sua agência de marketing é essencial?

Muitos donos de agência começam sozinhos, oferecendo serviços como gestão de tráfego, social media, design, copywriting ou desenvolvimento web. À medida que o negócio cresce, surgem os desafios:

  • ✔ Controlar o fluxo de caixa;

  • ✔ Separar finanças pessoais das empresariais;

  • ✔ Emitir nota fiscal corretamente;

  • ✔ Calcular e pagar os impostos de forma adequada;

  • ✔ Entender quanto realmente sobra no final do mês.

Sem esse controle, é muito fácil perder dinheiro, pagar mais impostos do que deveria e até enfrentar problemas com a Receita Federal.

Como funciona a tributação para agências de marketing digital?

Ao abrir um CNPJ, sua agência pode optar por alguns regimes tributários, cada um com suas particularidades.

Simples Nacional

É o regime mais utilizado por pequenas e médias agências. As alíquotas são progressivas, começando em 6% e podendo chegar até 33%, dependendo do faturamento anual e da folha de pagamento.

A agência de marketing digital pode ser tributada no Anexo III ou no Anexo V do Simples Nacional, de acordo com o Fator R.

Entenda o Fator R:

  • Se a folha de pagamento (incluindo pró-labore) for igual ou superior a 28% do faturamento bruto, a tributação fica no Anexo III (alíquota inicial de 6%).

  • Caso contrário, cai no Anexo V (alíquota inicial de 15,5%).

👉 O correto planejamento do pró-labore pode garantir uma economia tributária enorme.

Lucro Presumido

Se sua agência fatura acima de R$ 30.000,00 mensais, o Lucro Presumido pode ser uma opção interessante.

A carga tributária média gira em torno de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento, considerando:

  • PIS + COFINS: 3,65%;

  • IRPJ + CSLL: sobre 32% do faturamento (percentual presumido de lucro);

  • ISS: de 2% a 5%, dependendo da cidade.

✅ Em muitos casos, especialmente quando não é possível atingir o Fator R no Simples, o Lucro Presumido sai mais barato.

Lucro Real

Raramente usado para agências, só faz sentido se sua empresa tiver margens muito baixas ou quiser aproveitar créditos de PIS e COFINS (modelo não cumulativo).

Quais são os impostos que uma agência de marketing paga?

Seja no Simples Nacional ou no Lucro Presumido, sua agência estará sujeita aos seguintes impostos:

  • ISS (Imposto Sobre Serviços): municipal, entre 2% e 5%;

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);

  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);

  • PIS e COFINS;

  • E, no Simples Nacional, o pagamento é unificado na guia DAS, exceto o INSS Patronal, que deve ser pago à parte no Anexo IV.

Como organizar o financeiro da sua agência de marketing digital?

Confira 5 dicas para organizar o financeiro da sua agência de marketing digital, e assim, evitar problemas de caixa que possam comprometer os seus negócios.

1. Separe as finanças pessoais das empresariais

O erro mais comum dos empreendedores é misturar dinheiro da empresa com despesas pessoais.

Abra uma conta PJ e defina claramente:

  • Pró-labore: seu “salário fixo” como sócio.

  • Distribuição de lucros: valores retirados quando a empresa tem lucro, sem incidência de INSS ou IR.

  • ✔ Deixe o caixa da empresa separado, para despesas operacionais, folha de pagamento, marketing, fornecedores e impostos.

2. Defina o pró-labore ideal

O pró-labore não é só um salário, ele também impacta diretamente na tributação.

  • ✔ Se for alto, você contribui mais para o INSS, mas pode se enquadrar no Anexo III do Simples, pagando 6%.

  • ✔ Se for baixo, pode cair no Anexo V, com alíquota de 15,5%.

👉 Aqui entra a importância de um contador especializado, que pode calcular o valor ideal, equilibrando economia tributária e benefícios previdenciários.

3. Faça o controle do fluxo de caixa

Todo mês, controle:

  • Entradas: vendas, contratos, serviços, mensalidades.

  • Saídas: salários, impostos, fornecedores, softwares, anúncios, contas fixas.

  • ✔ Tenha sempre reserva de caixa para períodos de menor faturamento ou imprevistos.

4. Emita notas fiscais corretamente

  • ✔ Toda prestação de serviço de marketing digital exige emissão de nota fiscal.

  • ✔ Isso é obrigatório tanto para clientes pessoa jurídica como pessoa física.

  • ✔ As prefeituras oferecem sistema de emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).

👉 Deixar de emitir notas fiscais é crime tributário e pode gerar multas e problemas na Receita.

5. Tenha uma contabilidade especializada no digital

Uma contabilidade comum pode não entender:

  • ✔ As particularidades de contratos de tráfego pago;

  • ✔ Serviços prestados para clientes internacionais;

  • ✔ A correta classificação fiscal de serviços como copywriting, gestão de tráfego, SEO, inbound marketing e outros.

A São Lucas Contabilidade é especializada em agências de marketing digital e negócios online. Atuamos de forma consultiva, planejando sua operação para que você pague menos imposto e tenha mais controle financeiro.

Benefícios de uma boa organização financeira e tributária

  • 🔥 Pagar menos impostos, de forma 100% legal;

  • 🔥 Ter clareza sobre quanto sobra de lucro no seu negócio;

  • 🔥 Evitar multas, fiscalizações e problemas com a Receita Federal;

  • 🔥 Acesso mais fácil a crédito, financiamento e investimentos;

  • 🔥 Possibilidade de escalar sua agência com segurança, contratando equipe e ampliando a operação.

Conclusão

Se você quer que sua agência de marketing digital cresça de forma sustentável, organizada e lucrativa, a organização financeira e tributária não é uma opção — é uma necessidade.

🚀 Com o suporte da São Lucas Contabilidade, você garante:

  • ✔ O CNPJ adequado, com o regime tributário mais vantajoso;

  • ✔ O melhor planejamento de pró-labore e distribuição de lucros;

  • ✔ Controle financeiro eficiente;

  • ✔ Emissão correta de notas fiscais;

  • ✔ E, claro, tranquilidade para focar no que você faz de melhor: ajudar seus clientes a crescerem através do marketing digital.

📲 Fale agora com a São Lucas Contabilidade e descubra como podemos ajudar sua agência a pagar menos impostos e crescer com segurança!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Vender em plataformas como Shopee, Mercado Livre, Amazon, Magalu, além…
Cresta Posts Box by CP