Entenda como criar um plano de negócio para o seu e-commerce que o faça ser muito bem sucedido!
Um dos grandes objetivos de pessoas com mentalidade empreendedora é conseguir fazer com que seus negócios sejam extremamente bem sucedidos e cheguem ao auge do conhecimento público.
E se você se encaixa no perfil acima, com certeza, este artigo foi feito para você!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Se pretende abrir um e-commerce de sucesso, o primeiro passo é planejar e entender o caminho que seguirá, concorda?
Contudo, um plano de negócio deve ser muito bem elaborado e estruturado para que seja realmente efetivo e te leve ao ponto que deseja chegar sem encontrar obstáculos insuperáveis no caminho.
Sendo assim, preparamos este artigo para nortear seu plano para e-commerce.
Vamos lá?
Índice
ToggleO que é um plano de negócio para e-commerce?
O plano de negócio para e-commerce consiste num documento onde são descritas as principais informações da empresa pretendida, bem como a análise de mercado e possibilidade de sucesso, as ações necessárias para alcançar os objetivos e as estratégias voltadas ao ramo de atuação.
Desenvolver um bom plano antes de iniciar o seu negócio é de suma importância, já que, a partir dele você terá dados o suficiente para o desenvolvimento da empresa e, caso ocorra uma crise interna, terá ações e estratégias definidas de acordo com o estudo base.
Sendo assim, vamos às dicas para a estruturação do seu plano.
1. Faça o esboço do projeto
Nessa primeira etapa, é necessário entender quais serão as bases de sua loja virtual, visto que há a necessidade de estudar sobre o produto, plataforma de e-commerce, estratégias de marketing digital e, para que tudo isso seja possível deve ser considerado o budget (orçamento) que você possui.
2. Faça o estudo de mercado
Entender do próprio negócio é de suma importância, você concorda?
Da mesma forma, é extremamente importante entender como funciona a concorrência.
Estude sobre os preços praticados, plataformas que utilizam, métodos de divulgação, qualidade dos produtos vendidos, e se necessário, baseie-se nessas informações para definir seu plano de e-commerce.
Contudo, é necessário ser muito cauteloso, afinal, nem tudo o que é válido para o seu concorrente será para você também.
De nada adianta trabalhar um preço de venda mais baixo sem considerar os gastos incidentes ao seu negócio. Essa é pior atitude a ser tomada, afinal, se não considerar todos os seus gastos, com certeza, não terá um e-commerce de sucesso.
3. Defina o plano de marketing
Tão importante quanto qualquer um dos outros passos, é necessário definir o plano de marketing de sua empresa de maneira efetiva e que realmente possa te levar os objetivos que almeja.
Os principais pontos a serem considerados, são:
- Veículos de campanha;
- Definição da plataforma de hospedagem;
- Estratégias para abandono de carrinho;
- Experiência do usuário;
- Modelos de campanha;
- Definição de estratégias de ranqueamento nos mecanismos de busca.
- Definição do segmento de atuação na plataforma e-commerce.
Se considerados todos estes pontos, a possibilidade de sucesso da sua loja virtual aumentará em muito!
4. Faça o planejamento financeiro
O planejamento financeiro é vital para que sua empresa de e-commerce seja bem sucedida, afinal, a partir dele é possível definir estratégias a serem trabalhadas para a melhor utilização do seu investimento e, consequentemente, a obtenção mais ágil e efetiva do ROI (retorno sobre investimento).
Sendo assim, é muito importante que neste momento você conte com o auxílio de uma empresa de contabilidade para e-commerce. Afinal, um contador especialista pode ser fator decisivo entre o sucesso e fracasso de sua loja virtual.
5. Defina o regime tributário
O regime tributário consiste num conjunto de leis que define os tributos incidentes à pessoas jurídicas, sendo que, cada enquadramento tributário tem características particulares.
Visto que o regime tributário é obrigatório a todos os empreendedores, definí-lo de maneira errada pode ser um grande motivo de gastos excessivos com tributos não devidos e multas.
Os principais regimes tributários são:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Dessa maneira, é necessário entender as particularidades de cada um destes regimes.
E então, o que achou das informações?
Caso precise de auxílio no processo de abertura de seu e-commerce, entre em contato conosco!
Será um grande prazer te ajudar a atingir o sucesso!