Eu tenho que abrir um E-Commerce. Eu preciso abrir um E-Commerce, porque em janeiro eu resolvi que vou mudar a minha vida!. Porém eu não tenho ponto físico, Leandro,eu não tenho dinheiro para alugar um galpão, o que eu faço? Por que eu só quero vender online! Não quero ter uma loja física… mas também não quero ter problemas com o fisco…, me ajuda Leandro!
Tenho certeza que muita gente vai se enxergar no questionamento acima, e para ajudar vocês com essas duvidas, nosso diretor Leandro fez um vídeo super explicadinho sobre esse assunto, e de quebra um super texto com algumas dicas de como seguir com as escolhas certas nesse mundo do e-commerce!
Vem comigo!
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=rarkQGqVj0w[/embedyt]
Quanto posso investir?
O primeiro fator que você deve considerar na hora de escolher uma plataforma para o seu e-commerce é o quanto deseja investir. Quando se trata da escolha de onde criar sua loja online, você pode escolher desde não ter gasto nenhum até fazer um alto investimento no serviço. Para cada investimento você precisará de determinados recursos (ou optará por eles).
Disponibilidade de um time de tecnologia
Outro ponto que você precisa levar em consideração no momento de escolher o serviço em que você vai criar o seu e-commerce é o nível de conhecimento técnico que você ou o seu time possui. Nesse caso, você precisa estar ciente do quanto você deseja investir. Às vezes, escolher um serviço com menor custo poderá exigir um conhecimento mais profundo e vice-versa.
Ao montar um e-commerce, a demanda de necessidades técnicas aumentam. Se optar por plataformas mais complexas, terá a necessidade de uma equipe técnica que verifique e acompanhe questões como manutenção, estoque, atualizações e etc.
Recursos
Uma parte importante são os recursos necessários para montar sua loja. A partir disso, você poderá consultar várias plataformas para ver qual atende melhor às necessidades do seu negócio. Você poderá conferir se o serviço oferece:
Templates
Ter uma loja com templates variados pode ser um aspecto relevante se você deseja praticidade na hora de montar seu e-commerce. Verifique se a plataforma que você pretende contratar possui esse recurso.
Gateways de pagamento
O pagamento é uma parte muito importante do processo de compra, tanto em lojas físicas quanto em e-commerce. Saber se a plataforma possui gateways de pagamento e como isso funciona é outro ponto bastante relevante.
Mobile
Hoje, sabemos que maioria dos acessos são via mobile. Cerca de 92% dos acessos à internet são via smartphone, segundo o IBGE. Ter um site responsivo é muito importante para o bom desenvolvimento da sua inserção no mercado online. Vale a pena conferir se a plataforma que você pretende contratar vai auxiliar você neste processo, com templates responsivos, otimização, velocidade de carregamento e etc.
Extensões
Muitos processos de loja física podem ser automatizados quando você monta um e-commerce. As extensões são ferramentas que podem oferecer esse tipo de processo, como auxiliar na organização de tarefas, automações, dados internos e etc. Confira as extensões que a plataforma oferece.
SEO
Para se ter um bom posicionamento na internet, usar as boas práticas de SEO é essencial. Verifique, portanto, se a plataforma permite que você execute essas práticas para melhor se posicionar.
Redes Sociais e E-mail Marketing
As redes sociais e o e-mail marketing são ferramentas extremamente importantes para o marketing digital e sua presença na internet. Verificar se a plataforma possui integração com esses recursos pode ser uma boa estratégia de presença digital.
Número de produtos
Algumas plataformas possuem um número limite de produtos para você colocar em sua loja virtual. Verificar se o limite está dentro do que você espera é algo para você levar em consideração quando for realizar a escolha.
Ferramentas gratuitas
Muitas ferramentas podem auxiliar você no seu processo comercial. Algumas plataformas oferecem recursos gratuitos para que você utilize na sua loja, como ferramentas de análise, pesquisa, gestão e etc. Observar isso pode ser um ponto relevante para escolher o serviço que você irá contratar.
Suporte técnico
Por fim, você precisa considerar a necessidade de suporte técnico ou não. Algumas plataformas oferecem um atendimento 24/7 e uma comunidade que oferece ajuda para as dúvidas que você vier a ter. Levando em consideração os outros fatores, como necessidades e conhecimento técnico, você poderá avaliar se a necessidade de um suporte ativo é dispensável ou não.
Esses são os pontos que você precisa levar em consideração quando for contratar uma plataforma de e-commerce. Assim, você pode definir qual a melhor plataforma para o seu e-commerce.
Agora se joga nesse mundo que eu tenho certeza que em 2019 sua loja bombar na internet!