A sua empresa pode adotar medidas para evitar problemas com processo trabalhista
Veja o que fazer para ter mais segurança quanto a um possível processo trabalhista contra a sua empresa
A vida do empresário não é fácil e você sabe bem disso, não é mesmo?!
Por mais que você tenha as melhores intenções e tente estar em dia com o pleno funcionamento do seu negócio, volta e meia surge algum funcionário insatisfeito que decide entrar com um processo trabalhista contra o seu negócio.
O ideal é que você tenha uma plena gestão da sua organização interna, de modo a entender sobre os direitos e deveres, tanto da sua empresa quanto dos funcionários, para poder ser um cumpridor fiel e estar seguro quando uma situação de processo trabalhista acontecer.
E é por isso que, no artigo de hoje, iremos elencar medidas importantíssimas para que você esteja sempre preparado para esse tipo de situação.
Dicas cruciais para evitar processo trabalhista
O primeiro ponto é que você tenha uma organização plena da sua empresa, desde o início.
Sabemos que são inúmeras atribuições, mas nada que um bom planejamento estratégico possa resolver para que tudo esteja sempre em dia.
E quando falamos em processo trabalhista, o ex-funcionário perde muita força de argumentação, se você for um cumpridor fiel das leis trabalhistas.
Portanto, busque respeitar essas leis e tenha muita clareza quanto ao que falaremos a seguir.
- Tenha contrato de admissão para todos seus funcionários (sempre tendo as leis trabalhistas como a sua base);
- Pague todos os salários da sua empresa em dia (assim como as questões relacionadas ao FGTS e INSS);
- Documente tudo que envolva a relação de sua empresa com seus colaboradores (colha em todos os documentos a assinatura dos funcionários, ter registro do banco de horas organizado é muito importante, também);
- Em caso de rescisão, faça tudo de acordo com o que regem as leis trabalhistas.
Em suma, se você respeitar e cumprir com as suas obrigações, certamente terá êxito em caso de processo trabalhista.
A sua documentação será a base sólida para a sua defesa, nestes casos.
Cuide bem das suas finanças
Para evitar esse tipo de situação, o ideal é que você tenha uma gestão profissional da sua contabilidade e do gerenciamento da sua folha de pagamento.
E para que tudo seja descrito de forma fidedigna, você precisa de alguém com expertise em contabilidade, até porque muitos dos erros que acontecem são pelo fato de o próprio gestor assumir o papel desse profissional, acumulando funções ou até mesmo por designar funcionários de outro setor para gerenciar suas contas.
É um erro capital e que pode custar muito caro, em caso de processo trabalhista.
Portanto, não hesite em buscar profissionais que, além de assessorar nesses pontos que trouxemos, sejam verdadeiros parceiros que te ajudarão a alcançar a excelência na gestão do seu negócio.
E essa é a proposta da São Lucas, um escritório especializado em contabilidade para empresas, que atua de forma terceirizada, mas com um olhar sempre atento na gestão das suas finanças.
Assim, você pode atuar despreocupado, pois saberá que estará sempre em dia com as suas obrigações trabalhistas de forma profissional e organizada.
Então, não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo.
Teremos a maior satisfação em ajudar você e a sua empresa na jornada rumo ao sucesso.