Antes do natal nos temos a Black Friday, ou sexta-feira negra, evento que movimento todo o varejo, seja ele físico ou online. O Evento surgiu na década de 60 no Estados Unidos, mais precisamente na Filadélfia, e já é considerado uma das principais datas, depois da Ações de Graça! Aqui no Brasil, já podemos considerar que essa é uma das melhores datas para o nosso varejo, tendo em vista a superação das vendas.
Do mercadinho do bairro á big loja do shopping, todos podem participar desta data, nesse período os consumidores querem pechinchar, mas mais do que oferecer promoções aos seus clientes é preciso estar preparado para receber clientes exigentes, pensando nisso separamos 5 dicas que vão te ajudar a arrasar nas vendas nesse Black Friday!
Vamos nessa?
Dica 1– Crie Promoções verdadeiras!
Crie promoções verdadeiras para realmente atrair os seus consumidores no período da Black Friday. Tome muito cuidado com as propagandas enganosas, o conhecido “pela metade do dobro do preço ou Black fraude”, temos certeza que sua loja não quer ser lembrada por esses termos né? A cada ano que passa o PROCON e os próprios consumidores estão de olho, e passam os 10 meses que antecedem o evento, fiscalizando as lojas e suas promoções. Então tome cuidado e vá pelo caminho certo!
Dica 2- Divulga cara!
Você tem certeza que todos sabem que você irá participar da BLACK FRIDAY? Esse é o momento de usar as recedes sociais, cartazes, carro de som, tudo que possa instigar a curiosidade de quem consome ou não seu produto.
Dica 3- Veja seu estoque!
Faça uma análise rigorosa do seu estoque, levante os produtos que estão fora de linha, produtos que podem ser promocionados e principalmente os que estão em liquidação. Além disso, é importante analisar a quantidade de estoque de cada um deles para sua loja não perder o controle de vendas no dia do Black Friday. Lembre-se que são 24h ou uma semana de promoções para a sua loja aproveitar e vender muito!
Em lojas virtuais a atenção com a quantidade de produtos em estoque tem que ser redobrada na Black Friday, por isso vale alguns cuidados como:
- Cuide para não vender produtos que já acabaram
- Se um cliente optou por boleto
- Separe o produto para ele até o vencimento
- Tenha um controle preciso do seu estoque
E se sobrar estoque, o que fazer? Não se preocupe! Após a Black, nos temos as compras de NATAL e de ANO-NOVO, então fique tranquilo!
4- Atente-se aos descontos que ira oferecer!
Análise os descontos máximos que você pode dar em seus produtos, pois sua loja não pode correr o risco de ter mais prejuízos do que lucros na Black Friday. Exemplo: isso pode ocorrer quando produtos são vendidos abaixo na margem, ou seja, se você pagou no custo do produto 10 reais, você deve tomar um cuidado ao promocionar o mesmo por um valor menor, o que será considerado talvez como um prejuízo. Claro, que isso pode ter algumas exceções, por exemplo: se você estiver com o produto parado muito tempo no estoque, que acaba se tornando um prejuízo, você pode colocar um preço abaixo da sua margem, apenas para limpar o estoque e assim dar espaço aos lançamentos de Natal.
Obs.: Deixe os produtos que ira promocionar com uma etiqueta diferente dos demais, assim não correra risco do seu cliente se confundir!
5-Decora essa loja!
Use sua criatividade, se não tem muita grana compre cartolinas pretas e espalhe pelo seu comercio/loja, use balões adesivos e tudo que puder para chamar atenção, no e-commerce prepare banners e os deixe nas primeiras paginas com destaque sempre para o desconto! E não se esqueça de fazer aquele mistério! O cliente gosta de se sentir curioso, use isso ao seu favor!
Dica Bônus: Prepare-se, prepare sua equipe, 1 semana ou 24 horas, preparar-se e treinar quem trabalha com você é essencial!
Agora que você já sabe o que fazer nessa Black Friday, se prepare também para o pós!
Quer saber como não ter problemas fiscais nessa Black Friday?
Vem comigo!
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