Como abrir uma empresa em São Paulo

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Como Abrir Uma Empresa Em São Paulo - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Abrir uma empresa em São Paulo é o sonho de muitos empreendedores, mas também, um assunto que costuma gerar algumas dúvidas.

Sabendo disso, a São Lucas Contabilidade listou e vai apresentar neste artigo, as respostas para as principais dúvidas que surgem quando o objetivo é abrir uma empresa na capital paulista.

Para saber mais, colocar os seus planos em prática e tornar a sua ideia de negócio uma realidade, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Porque abrir uma empresa em São Paulo

São Paulo é a cidade mais relevante para a economia brasileira e também uma das mais importantes do mundo. Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimam que o município conta com mais de 12,3 milhões de habitantes, isso sem considerar a sua região metropolitana.

Com uma densidade populacional impressionante, localização privilegiada e boa infraestrutura, São Paulo atrai empresas de todas as partes do Brasil e do mundo, nos mais diferentes segmentos.

Atualmente, o setor secundário (indústrias) e o setor terciário (comércio e serviços) são aqueles que possuem maior participação para a economia local, gerando riquezas e inúmeras oportunidades de emprego, o que atrai inclusive, trabalhadores de outras partes do país.

Diante deste breve panorama, se você chegou até aqui em busca de informações para abrir uma empresa em São Paulo, saiba que você está no caminho certo, já que o município tem muitas oportunidades para oferecer.

Documentos para abrir uma empresa em São Paulo

Conforme destacamos na introdução deste conteúdo, quando o objetivo é abrir uma empresa em São Paulo, é natural que algumas dúvidas apareçam. Por sua vez, uma dessas dúvidas diz respeito a lista de documentos que o empreendedor precisa separar.

Muitos acreditam que para abrir uma empresa na capital paulista, é necessário reunir uma extensa lista de documentos, quando na prática, isso não é verdade. Para a maior parte das atividades, a lista pode ser resumida da seguinte forma:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU do local para abertura da empresa.*

Observação: Você não precisa nos enviar o carnê IPTU, caso opte por registrar a sua empresa no endereço da nossa sede virtual.

Com estes itens em mãos e o apoio de um escritório de contabilidade, será elaborado o documento de constituição da empresa (contrato social ou requerimento de empresário) e dado início aos trâmites legais para o registro e abertura do negócio.

Pensando em abrir uma empresa em São Paulo, mas está com dúvidas relacionadas a documentação? Não se preocupe, entre em contato conosco e receba todas as orientações necessárias.

Custo para abrir uma empresa em São Paulo

Outra dúvida muito comum quando o assunto é como abrir uma empresa em São Paulo, diz respeito aos custos para registrar e legalizar uma empresa.

A boa notícia aqui, é que ao contrário do que muitos pensam, para a maioria das atividades empresariais os custos se resumem em apenas três itens:

Taxa de Registro na Junta Comercial: A Junta Comercial é o órgão responsável por receber e registrar o documento de constituição das empresas, mediante a cobrança de uma taxa que varia em função do tipo de natureza jurídica adotada pelo estabelecimento.

Na data de publicação deste conteúdo, os valores eram os seguintes:

  • Empresário Individual: R$ 107,23
  • Sociedades (exceto por ações): R$ 243,93

Certificado digital: Para viabilizar a assinatura eletrônica de documentos, bem como a transmissão de informações para o fisco, o empreendedor também precisará adquirir um certificado digital do tipo e-CPF (pessoa física) e outro do tipo e-CNPJ (pessoa jurídica).

Na data de publicação deste artigo, o custo para emissão dos dois certificados, girava em torno de R$ 400,00.

Honorário da contabilidade: Por fim, temos o custo com a contratação do escritório de contabilidade que ficará responsável por conduzir o processo de abertura da empresa e também das obrigações pós-abertura.

Deseja obter um orçamento detalhado e abrir uma empresa em São Paulo com o melhor custo benefício? Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Regimes de tributação e naturezas jurídicas

Dando sequência à nossa série de respostas para dúvidas frequentes associadas à abertura de empresas em São Paulo, temos que comentar acerca dos regimes de tributação e das naturezas jurídicas.

Ao iniciar os preparativos para abrir uma empresa, é fundamental que o empreendedor contrate os serviços de uma boa contabilidade, pois além de cuidar da legalização da empresa, a contabilidade também fornecerá assessoria na escolha do regime tributário e do modelo de constituição do negócio.

Quanto ao regime tributário, temos três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Por sua vez, quanto à natureza jurídica, as alternativas são as seguintes:

Para quem deseja abrir uma empresa sem sócios:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal.

Para quem deseja abrir uma empresa com sócios:

  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima – S.A.

Entre em contato conosco e conte com o suporte do nosso time de contadores para escolher a opção ideal para a sua realidade e objetivos de negócio.

Como abrir uma empresa em São Paulo [Passo a Passo]

Após esclarecer suas principais dúvidas, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para abrir uma empresa em São Paulo. Confira o passo a passo!

1.Contrate um escritório de contabilidade: Para abrir uma empresa você vai precisar contratar os serviços de um escritório de contabilidade.

Além de legalizar o seu negócio, o contador ajudará você a pagar menos impostos e manter todas as suas obrigações em dia com o fisco.

2.Separe os documentos solicitados pelo contador: Logo em seguida, você precisará separar os documentos necessários para abertura de empresas, conforme destacamos anteriormente.

3.Aguarde a abertura da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto agilizamos os trâmites legais para abertura da sua empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Clique no botão do WhatsApp no rodapé da página ou entre em contato conosco no (11) 4178-3636 para abrir uma empresa em São Paulo de forma rápida, segura e descomplicada.

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Como abrir uma empresa com sede virtual? Você sabe como…
Cresta Posts Box by CP