Você sabe como funciona e qual a importância da contabilidade para vendedores do Mercado Livre? Se você vende ou pretende montar um negócio para vender produtos na plataforma, é importante ficar por dentro do assunto.
Neste conteúdo, a São Lucas Contabilidade vai responder as principais dúvidas dentre aqueles que buscam a orientação de uma contabilidade especializada em sellers do Mercado Livre.
Para conferir, eliminar suas dúvidas e não cometer erros, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Índice
ToggleComo funciona o Mercado Livre?
O Mercado Livre é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do mundo. Fundada em 1999, atualmente a empresa opera em 18 países, incluindo Brasil, México, Colômbia, Chile e Peru, e possui mais de 280 milhões de usuários registrados.
Através do Mercado Livre, os usuários podem comprar e vender produtos em uma ampla variedade de categorias, incluindo eletrônicos, moda, casa e jardim, esportes, entre outros.
Além disso, o Mercado Livre também oferece serviços adicionais, como pagamentos online (Mercado Pago), envio de produtos (Mercado Envios) e publicidade (Mercado Ads) como alternativas para potencializar os resultados dos seus parceiros.
Preciso de CNPJ para vender no Mercado Livre?
Existem certas dúvidas que são comuns entre aqueles que procuram uma contabilidade para vendedores do Mercado Livre, dentre elas, a que diz respeito a real necessidade de abrir um CNPJ.
Em meio a esse tipo de dúvida, precisamos esclarecer que por mais que seja possível começar as suas vendas na plataforma como pessoa física, essa não é a melhor opção.
Vendedores cadastrados como PJ (pessoa jurídica), encontram uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:
- Economia de impostos;
- Acesso ao Mercado Envios;
- Acesso ao Mercado Líder;
- Acesso ao Mercado Full;
- Permissão para emitir notas fiscais;
- Permissão para vender sem limites mensais.
Por esses e alguns outros motivos, indicamos a todos que nos procuram com o interesse de vender no Mercado Livre a abrir um CNPJ, o investimento para obter o documento é baixo e os benefícios são diversos.
Contabilidade para vendedores do Mercado Livre: como emitir nota fiscal?
Quando o assunto é contabilidade para vendedores do Mercado Livre, outro assunto que costuma gerar muita dúvida é o que diz respeito à emissão de notas fiscais. Afinal, como emitir nota fiscal para minhas vendas?
Sem a nota fiscal você não terá acesso a serviços como o Mercado Envios e Mercado Full, o que pode ser uma enorme desvantagem perante os concorrentes.
Para emitir nota fiscal para vendas no Mercado Livre, você poderá utilizar um emissor próprio de NFs ou o emissor disponibilizado pelo próprio Mercado Livre.
Para emitir suas notas fiscais pelo emissor integrado do Mercado Livre, você precisará cumprir os seguintes requisitos:
- Ter um CNPJ habilitado na Secretaria da Fazenda do seu estado;
- Ter um certificado digital A1, um documento eletrônico que garante a proteção nas suas transações online;
- Estar registrado no Regime Simples Nacional ou no Regime Normal.
Para saber mais, acesse o artigo: Para vender no Mercado Livre precisa de nota fiscal?
Vendedor do Mercado Livre pode ser MEI?
Como vendedor do Mercado Livre você pode ser MEI. No entanto, essa não é a opção mais indicada por uma contabilidade para vendedores do Mercado Livre.
Isso acontece em função do limite de faturamento reduzido deste tipo de empresa (R$ 81 mil por ano), com esse limite, você ficará limitado a um volume médio de vendas, ou seja, faturamento, e não lucro, de apenas R$ 6.750,00 mensais.
Além disso, caso ultrapasse o limite no decorrer do ano, precisará recolher impostos de forma retroativa, o que pode ser um verdadeiro balde de água fria nos seus negócios.
Por fim, como MEI, você pode ter certa dificuldade para ter acesso e negociar boas condições com os melhores fornecedores do seu nicho.
Contabilidade para vendedores do Mercado Livre: como pagar menos impostos
Um dos grandes segredos dos vendedores que alcançam o sucesso em plataformas de marketplace, é a economia no pagamento de impostos.
Ainda tem muito vendedor por aí, pagando mais impostos que o necessário, e em função disso, perdendo pontos importantes em lucratividade e competitividade.
Partindo deste princípio, precisamos fornecer orientações e destacar que a primeira coisa que você precisa fazer é abrir um CNPJ, já que como pessoa jurídica, a sua parcela de contribuição sobre as vendas será muito menor.
A tributação de vendedores que não possuem CNPJ é baseada na tabela progressiva do imposto de renda para pessoas físicas e pode alcançar 27,50% sobre o seu faturamento.
Por outro lado, para aqueles que possuem CNPJ, é possível optar por regimes tributários como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
- Simples Nacional: Regime tributário para pagamento de impostos em guia única, com alíquota a partir de 4% sobre o seu faturamento mensal.
- Lucro Presumido: Regime tributário com alíquota de 5,93% sobre o faturamento em impostos federais mais uma parcela de ICMS que varia de estado para estado.
Por fim, além das opções acima, em alguns casos também pode ser vantajoso optar pelo Lucro Real, um regime tributário indicado para situações específicas, como baixa margem de lucro.
Como abrir CNPJ para vender no Mercado Livre
Para fechar com chave de ouro o nosso tira dúvidas sobre contabilidade para vendedores do Mercado Livre, é hora de conferir o que é preciso para abrir o seu CNPJ.
Muitos acreditam que para abrir um CNPJ é preciso enfrentar uma série de trâmites burocráticos, quando na prática, não é desta forma que funciona. Basicamente, você só precisará separar alguns documentos, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Inscrição Imobiliária do local para abertura da empresa.
Todo restante, fica por conta do contador, que por sua vez será o encarregado de protocolar os pedidos e acompanhar a liberação dos documentos da empresa por parte dos órgãos competentes, o que inclui:
- Registro na Junta Comercial;
- Inscrição Estadual;
- Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais e abrir um CNPJ para vender no Mercado Livre de forma rápida e descomplicada, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!