Qual o custo para montar um e-commerce? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão pensando em investir em um dos segmentos de negócios que mais cresce aqui no Brasil e no mundo.
Para que você tenha uma ideia da dimensão deste mercado, no ano anterior (2023), o setor alcançou R$ 185,7 bilhões de faturamento, somente aqui no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Diante disso, o time da São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em e-commerces e marketplaces, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Para saber mais sobre o custo para montar um e-commerce e obter outras informações importantes, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.
Custo para montar um e-commerce: conheça os principais itens
Na hora de projetar o custo para montar um e-commerce, nós recomendamos que todo empreendedor monte um planejamento financeiro que leve em consideração os seguintes itens:
1.Plataforma de e-commerce
O primeiro passo para montar uma loja virtual é a escolha de uma plataforma de e-commerce adequada para o seu negócio.
Existem diversas opções no mercado, desde soluções mais simples e acessíveis até plataformas robustas com funcionalidades avançadas.
Os custos variam de acordo com a plataforma escolhida, incluindo taxas mensais ou anuais de assinatura, customizações e integrações.
2.Custo para montar um e-commerce: desenvolvimento do site
Além da plataforma de e-commerce, você precisará investir no desenvolvimento do seu site, o que inclui itens como:
- Design;
- Programação;
- Otimização para dispositivos móveis;
- Segurança;
- Dentre outros aspectos.
Dependendo da complexidade do seu projeto, os custos de desenvolvimento podem variar de forma significativa. Para economizar, você também pode optar por fazer o site por conta própria, aproveitando os recursos para criação de sites oferecidos por algumas plataformas de e-commerce.
3. Hospedagem e domínio
Para manter seu site no ar, você precisará de serviços de hospedagem web e um nome de domínio exclusivo.
Os custos de hospedagem variam de acordo com o provedor e o plano escolhido, já o registro de domínio, envolve o pagamento de uma pequena taxa, normalmente, anual.
4.Logística e entrega
Os custos de logística e entrega são fundamentais para um e-commerce eficiente. Isso inclui embalagem, transporte, seguro de mercadorias, entre outros aspectos.
Dependendo do volume de vendas, da localização do seu estoque e dos termos do seu contrato com as transportadoras, esse tipo de custo pode variar de forma significativa.
5.Custo para montar um e-commerce: marketing e publicidade
Para atrair clientes para o seu e-commerce, você precisará investir em marketing e publicidade, o que pode incluir:
- Campanhas de mídia social;
- Anúncios pagos;
- Marketing de conteúdo;
- SEO (Search Engine Optimization);
- Dentre outras estratégias.
Os custos de marketing variam de acordo com a abordagem adotada e os resultados desejados.
6.Estoques e produtos
Para abrir um e-commerce, você precisará investir em um estoque de produtos, bem como, em um local para armazenar os itens em questão.
Em regra, a aquisição do estoque inicial é o maior custo que o empreendedor possui ao montar um e-commerce.
Por sua vez, para não enfrentar esse custo, muitos empreendedores iniciam no formato de dropshipping. Neste modelo de negócio, cada pedido que o e-commerce recebe é repassado ao fornecedor, que por sua vez, fica responsável pela entrega do produto ao cliente final.
7.Custo para montar um e-commerce: registro e legalização
Quando o assunto é o custo para montar um e-commerce, o empreendedor também precisa levar em consideração as despesas com o processo de registro e legalização do negócio, o que inclui:
- Taxa da Junta Comercial: Valor devido a Junta Comercial do estado onde o e-commerce será constituído e registrado.
- Honorários da contabilidade: Valor a ser pago pelos serviços do escritório de contabilidade que ficará responsável por conduzir os trâmites de abertura da empresa.
- Certificado digital: Custo com a aquisição de um certificado digital para emissão de notas fiscais.
Além dos itens acima, apesar de não ser obrigatório, recomenda-se que o empreendedor invista no processo de registro da marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Para saber mais sobre o custo para montar um e-commerce e obter um orçamento detalhado para a etapa de registro e legalização do seu negócio, entre em contato conosco!
Somos uma contabilidade digital especializada em e-commerces, que atende negócios de todas as partes do país!
Como abrir um e-commerce [Passo a Passo]
Após conferir informações importantes sobre o custo para montar um e-commerce, é hora de ter acesso ao passo a passo completo para abertura e registro da sua empresa.
Veja como funciona:
1.Contrate uma contabilidade especializada: Como os e-commerces possuem certas particularidades, é muito importante que você tenha o apoio de uma assessoria contábil especializada como a São Lucas Contabilidade.
A contabilidade vai cuidar de todos os trâmites para abertura do seu CNPJ, além de lhe ajudar a manter todas as obrigações do negócio em dia com o fisco e a pagar o menor volume possível de impostos.
2.Organize os documentos necessários: Com a orientação da contabilidade, você precisará separar e organizar os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, o que inclui:
- RG e CPF
- Comprovante de residência atualizado;
- Carnê IPTU do endereço físico onde o e-commerce será instalado.
Não se preocupe, em caso de dúvidas com a documentação, o nosso time de especialistas estará preparado para lhe fornecer todas as orientações necessárias.
3.Aguarde a abertura da empresa: Por último, é só aguardar alguns dias, enquanto o nosso time de especialistas cuida de todos os trâmites legais relacionados a abertura do seu e-commerce, o que inclui:
- Registro na Junta Comercial;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Contabilidade para e-commerce
A contabilidade para e-commerce é fundamental para a regularidade fiscal e contábil das lojas virtuais perante o fisco, e pode atuar em diversas tarefas, incluindo:
- Legalização e abertura do e-commerce;
- Planejamento tributário para redução de impostos;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil e outros documentos;
- Cálculo do pró-labore e folha de pagamento;
- Orientação para emissão de notas fiscais;
- Dentre outros itens importantes.
Na prática, os empresários que possuem o apoio de uma contabilidade especializada, ficam tranquilos com relação ao fisco, e além disso, podem ter acesso a um planejamento para pagar menos impostos, tornando seu negócio mais lucrativo e competitivo.
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