Como fica a nota fiscal no dropshipping?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Como Fica A Nota Fiscal No Dropshipping? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Como fica a nota fiscal no dropshipping? Uma das principais dúvidas daqueles que estão iniciando no mercado de dropshipping, diz respeito à emissão das notas fiscais.

Afinal, quem deve emitir a nota fiscal, o fornecedor ou o vendedor? Qual valor colocar na nota fiscal, e qual tipo de nota fiscal emitir?

Diante do grande número de dúvidas que surgem sobre esse assunto, o time da São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o tema.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Continue a leitura para saber tudo sobre nota fiscal de dropshipping, evitar o pagamento de impostos em excesso, bem como, qualquer tipo de dor de cabeça com o fisco.

Como funciona uma operação de dropshipping?

Para que seja possível compreender como fica a nota fiscal no dropshipping, o primeiro passo é entender como funciona uma operação dessa natureza.

Em resumo, o dropshipping é um modelo de negócios em que o vendedor não mantém os produtos em um estoque próprio. Em vez disso, ao vender um produto, ele envia um pedido de compra para um terceiro (atacadista ou fabricante), que por sua vez, envia o item direto para o cliente final.

Veja em etapas, como o processo funciona:

1.Configuração da loja virtual:

  • O vendedor varejista cria uma loja virtual, normalmente em uma plataforma de comércio eletrônico como Shopify, WooCommerce, Magento, dentre outros.

2.Seleção de produtos:

  • O vendedor seleciona os produtos que deseja vender na sua loja e faz parceria com fornecedores que concordam em fornecer os produtos na modalidade dropshipping.

3.Configuração de preços:

  • Com base nos preços dos fornecedores, o vendedor define os preços dos produtos em sua loja, considerando margens de lucro e custos operacionais.

4.Divulgação e vendas:

  • O vendedor promove os produtos em sua loja virtual por meio de estratégias de marketing digital, como por exemplo, o tráfego pago.

5.Recebimento de pedidos:

  • Quando um cliente faz uma compra na loja virtual, o vendedor repassa esse pedido ao fornecedor, que por sua vez, envia o produto direto para o cliente final.

Em função das suas características, o dropshipping possui a vantagem de exigir um baixo investimento inicial, mas também apresenta desvantagens, como margens de lucro mais baixas, bem como, menor controle sobre o estoque e sobre o processo de envio.

Como fica a nota fiscal no dropshipping?

Após um breve resumo sobre o seu funcionamento, é hora de verificar como fica a nota fiscal no dropshipping.

Diante desse tipo de dúvida, nós precisamos esclarecer que quem vende produtos nesse formato de negócio, não está desenvolvendo uma atividade de comércio, mas sim, uma atividade de prestação de serviços.

No entendimento do fisco, o CNAE (código de atividade) para dropshipping é o 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto o imobiliário.

Na prática, isso acontece, pois como os produtos não passam pelo estoque do dropshipper, esse profissional atua na condição de intermediário de operações de vendas, ou seja, uma espécie de representante comercial, e, portanto, um prestador de serviços.

Por sua vez, como prestador de serviços, quem trabalha com dropshipper precisa emitir uma NFSe – Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, para cada venda realizada por seu intermédio.

Funciona assim:

  • Distribuidor/Fabricante: Se tratando de um fornecedor internacional, ele enviará um invoice, ou seja, uma nota fiscal internacional junto com a mercadoria.
  • Dropshipper: Por sua vez, o dropshipper emite uma nota fiscal de serviços, com o valor da comissão recebida em função da operação de intermediação, ou seja, a diferença entre o valor de compra do produto no fornecedor e o valor de venda no seu site.

Como ficam os impostos na nota fiscal de dropshipping?

Agora que você já sabe como fica a nota fiscal no dropshipping, é hora de conferir um resumo sobre a tributação desse tipo de atividade.

Normalmente, quem trabalha com dropshipping, recolhe seus impostos no Simples Nacional ou no Lucro Presumido. Além disso, o valor dos tributos incide apenas sobre a comissão, ou seja, a diferença entre preço de custo e venda, e não sobre o valor total dos produtos.

Veja como funciona:

  • Simples Nacional: No Simples a tributação para operações de dropshipping pode ser baseada no Anexo III do referido regime, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento.
  • Lucro Presumido: No Presumido a contribuição mensal para quem trabalha com dropshipping pode variar de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento mensal.

Vale destacar que para não correr riscos e ao mesmo tempo economizar no pagamento de impostos, ao fazer uma escolha fiscal inteligente, você precisa buscar a orientação de uma contabilidade especializada em negócios digitais, como a São Lucas Contabilidade.

Como emitir nota fiscal no dropshipping

Emitir nota fiscal no dropshipping é muito fácil, mas para isso, você vai precisar cumprir alguns requisitos. Confira!

  1. Ter um CNPJ ativo na Receita Federal;
  2. Ter uma Inscrição Municipal ativa;
  3. Solicitar permissão para emitir notas fiscais de serviços.

A princípio, mas na prática, com uma assessoria contábil especializada como a da São Lucas Contabilidade, tudo pode ser resolvido em poucos passos.

Veja como funciona:

1.Entre em contato conosco: Ao entrar em contato conosco, um dos nossos consultores esclarecerá suas dúvidas e ficará responsável por cuidar de todos os trâmites para abertura e legalização do seu CNPJ.

2.Separe os documentos necessários: Logo em seguida, você precisará reunir alguns documentos, conforme solicitação do nosso time, incluindo:

  • RG e CPF ou CNH;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU (em alguns casos).

3.Aguarde o prazo para abertura da empresa: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para abertura da sua empresa, incluindo:

  • CNPJ;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que tudo estiver em ordem, você poderá desenvolver suas atividades e receberá permissão para emitir nota fiscal no dropshipping.

Para saber mais, e começar a emitir suas notas fiscais, clique no botão do WhatsApp ou entre em contato conosco no telefone (11) 4178-3636.

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Sim. Quem faz dropshipping paga imposto, assim como acontece em…
Cresta Posts Box by CP