E-commerce ou loja física: o que é melhor?

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E Commerce Ou Loja Física: O Que é Melhor? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Ao tomar a decisão de abrir uma loja, uma dúvida que costuma surgir em meio aos empreendedores é a seguinte: “é melhor abrir um e-commerce ou uma loja física?

Em meio a esse tipo de dúvida, e indo direto ao ponto, precisamos destacar que nos últimos anos, o comércio eletrônico tem experimentado um crescimento significativo e se destacado como uma opção cada vez mais atraente para empreendedores.

Com a conveniência de comprar online, o alcance global e os baixos custos operacionais, o e-commerce tem se destacado como a escolha preferida para muitos empresários.

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Partindo desse princípio, neste artigo, vamos explorar os benefícios e as vantagens do e-commerce em relação às lojas físicas, bem como, analisar as oportunidades oferecidas pelo comércio eletrônico.

E-commerce ou loja física: o crescimento do e-commerce nos últimos anos

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem experimentado um crescimento extraordinário e revolucionado a forma como as pessoas fazem compras.

A ascensão do e-commerce é impulsionada por uma combinação de fatores, incluindo o avanço da tecnologia, o aumento da conectividade, a mudança de comportamento dos consumidores e a busca por conveniência.

As estatísticas recentes refletem esse crescimento impressionante. Somente aqui no Brasil, o comércio eletrônico registrou um faturamento de R$ 262 bilhões em 2022, segundo dados levantados pela Nielsen|Ebit.

Após o resultado da pesquisa, veja o que disse Marcelo Osanai, head de e-commerce da Nielsen|Ebit:

“As pessoas realizaram mais compras, mas de itens de menor valor agregado, o que justifica a queda do ticket médio. O resultado é muito importante e consolida o e-commerce como um canal de compras muito popular entre os brasileiros. Após o boom de 2020 para 2021, com alta de 29,8%, o setor se mantém num patamar alto, com previsão de estabilidade.”

Como podemos observar, entre 2020 e 2021, por exemplo, foi registrado um crescimento próximo de 30% nas vendas online. Além disso, as tendências mostram que o comércio eletrônico deve crescer cada vez mais, já que os consumidores estão preferindo a facilidade de comprar online.

Não tenha dúvidas, o forte crescimento no faturamento do comércio eletrônico e as recentes mudanças nos hábitos de consumo são fatores que colocam o e-commerce em posição de vantagem sobre as lojas físicas para os próximos anos.

E-commerce ou loja física: vantagens do e-commerce em relação às lojas físicas

O e-commerce oferece uma série de vantagens em comparação às lojas físicas. Por esse motivo, é cada vez maior o número de empresários e empreendedores que optam por essa modalidade de comércio.

Abrir uma loja virtual é sempre uma boa escolha, seja para quem vai iniciar uma loja do zero ou para quem já possui um negócio físico e deseja expandir para a internet.

Confira alguns pontos que colocam o e-commerce em posição de vantagem com relação as lojas físicas:

1.Alcance global

Uma das maiores vantagens do e-commerce é a capacidade de alcançar um público consumidor muito maior do que uma loja física é capaz. Isso acontece, pois, ao operar online, você não ficará restrito a uma localização geográfica específica.

Com uma loja online você pode atingir clientes em diferentes cidades, estados ou até mesmo em outros países, desde que conte com uma estrutura eficiente de logística e entrega.

2.Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana

Ao contrário das lojas físicas que têm horários de funcionamento limitados, um e-commerce permite que você esteja aberto e pronto para realizar vendas o tempo todo.

Os clientes podem fazer compras em qualquer horário, seja durante a noite, nos finais de semana ou feriados. Isso proporciona maior conveniência e flexibilidade aos consumidores, aumentando suas chances de venda.

3.Custos operacionais menores

Em comparação com as lojas físicas, os custos operacionais de um e-commerce tendem a ser significativamente menores.

Você não precisa pagar aluguel de um ponto comercial bem localizado para instalação da loja, nem mesmo, lidar com outras despesas relacionadas a instalações físicas, como a manutenção e decoração da loja.

Além disso, os custos de estoque e logística podem ser otimizados por meio de parcerias com empresas de transporte e armazenamento.

4.Análise de dados e insights

No e-commerce é possível obter uma série de ferramentas e métricas de análise que permitem rastrear e avaliar o desempenho do negócio.

Você pode acompanhar o tráfego do site, as taxas de conversão, os padrões de compra e outros dados relevantes. Essas informações são valiosas para entender o comportamento do consumidor, tomar decisões estratégicas e otimizar sua estratégia de vendas.

5.Maior variedade de produtos

Uma outra vantagem do e-commerce é a possibilidade de oferecer uma maior variedade de produtos aos clientes. Ao contrário das lojas físicas, que possuem limitações de espaço físico, um e-commerce permite que você ofereça um catálogo extenso e diversificado de produtos.

A variedade de produtos disponíveis em um e-commerce também permite que você atenda a diferentes segmentos de clientes. Você pode oferecer produtos para diferentes faixas de preço, estilos, preferências e necessidades específicas.

E-commerce ou loja física: como abrir um e-commerce?

Agora que você já sabe quais são as vantagens do e-commerce em relação às lojas físicas, é hora de conferir o passo a passo para tirar seus planos do papel e abrir um e-commerce.

A São Lucas Contabilidade possui um time de contadores especialistas em e-commerces, marketplaces e negócios digitais de modo geral. Estamos preparados para ajudar você a:

  • Abrir e legalizar o seu e-commerce em poucos dias;
  • Manter todas as obrigações do seu negócio em dia;
  • Pagar o menor volume possível de impostos.

Para abrir um e-commerce, siga as instruções abaixo:

  1. Contrate uma contabilidade especializada;
  2. Separe documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência;
  3. Defina um nome para a sua empresa e se ela terá sócios ou não;
  4. Aguarde alguns dias, enquanto cuidamos da legalização da sua loja virtual.

Vamos registrar o seu e-commerce na Junta Comercial, obter o CNPJ na Receita Federal, solicitar o Alvará de Funcionamento na Prefeitura e a sua Inscrição Estadual na Secretaria de Fazenda.

Assim que tudo estiver em ordem, você poderá operar o seu e-commerce, realizar vendas e emitir notas fiscais.

Para saber mais e abrir a sua loja virtual com o apoio de especialistas, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

 

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