Emissão de nota fiscal: quem deve emitir? Infoprodutor ou coprodutor?

Descubra De Quem E A Responsabilidade Da Emissao De Nota Fiscal Infoprodutor Ou Coprodutor Blog - São Lucas Contabilidade

Compartilhe!

5/5 - (1 vote)

A emissão de nota fiscal é de responsabilidade do infoprodutor ou do coprodutor?

Entender de quem é a responsabilidade de emissão de nota fiscal quando tratamos da venda de infoprodutos é fundamental para evitar problemas com o governo 

A emissão de nota fiscal é uma obrigação de todas as empresas, com exceção de quem é Microempreendedor Individual (MEI), que só possui essa obrigação quando vender ou prestar serviços para outras empresas. 

Porém, quando falamos do mercado digital, mas especificamente da venda de infoprodutos, de quem é a responsabilidade de emitir notas fiscais, do infoprodutor ou do coprodutor?

Continue a leitura deste material e tenha a resposta para essa e outras perguntas!

Infoprodutor x coprodutor: qual a diferença?

Em primeiro lugar, é importante entender o papel de cada um desses profissionais. Dessa forma, temos que:

  • Infoprodutor

O infoprodutor é o profissional responsável por desenvolver, criar, difundir e vender infoprodutos, ou seja, produtos digitais disponibilizados via internet que possuem conteúdos relacionados à educação, ao conhecimento, a conteúdos que transformam a vida das pessoas, seja através de um curso online, da produção de um e-book, de um podcast etc.

  • Coprodutor

O coprodutor, por sua vez, é o parceiro do infoprodutor na produção, divulgação e venda do produto digital.

Trata-se do profissional que possui outras habilidades e conhecimentos, como tráfego, copy, suporte de atendimento, diagramação, expertise em audiovisual e muitos outros, que ajudam o infoprodutor a finalizar e a disponibilizar os infoprodutos. 

Por se tratar de uma parceria, muito se questiona sobre a responsabilidade de emissão de nota fiscal. Afinal, quem deve emitir notas fiscais, o infoprodutor ou o coprodutor? Descubra a seguir!

De quem é a responsabilidade da emissão de nota fiscal, do infoprodutor ou do coprodutor?

A responsabilidade de emissão de nota fiscal dependerá de alguns fatores, como o contrato de parceria entre o infoprodutor e o coprodutor.

Dessa maneira, imagine um contrato de parceria 50-50, em que cada uma das partes terá 50% do faturamento. Nesse caso, a responsabilidade de emissão de nota fiscal será dos dois.

Assim, o infoprodutor irá emitir 50% das notas fiscais, e o coprodutor os outros 50%. Nesse cenário, se há 100 alunos matriculados no curso, 50 notas ficarão sob a sua responsabilidade, e as outras 50 sob a responsabilidade do outro profissional.

Por outro lado, caso o infoprodutor opte por contratar prestadores de serviços, pagando um valor fixo por mês para cuidar das atividades que seriam do coprodutor, a responsabilidade de emissão da nota fiscal será toda do infoprodutor.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o vídeo abaixo:

Conte com a São Lucas Contabilidade para emissão de notas fiscais sem erros!

Seja você é um infoprodutor ou um coprodutor, nós, da São Lucas Contabilidade, podemos ajudá-lo na emissão e na gestão correta de suas notas fiscais, bem como no cumprimento das demais obrigações contábeis e tributárias, para que você mantenha o seu negócio em conformidade legal e para que evite problemas com o governo.

Clique nos links abaixo para entender um pouco mais sobre os nossos serviços e não hesite em nos enviar uma mensagem para que possamos ajudá-lo:

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTA PARA O SEU NEGÓCIO DIGITAL!

Summary
Emissão de nota fiscal: quem deve emitir? Infoprodutor ou coprodutor?
Article Name
Emissão de nota fiscal: quem deve emitir? Infoprodutor ou coprodutor?
Description
Entenda neste artigo de quem é a responsabilidade de emissão de nota fiscal quando tratamos da venda de infoproduto
Author
Publisher Name
São Lucas Contabilidade
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Confira qual foi o tempo médio para abertura de novos…
Cresta Posts Box by CP