Conheça as melhores técnicas de controle de estoque e entenda como este é extremamente importante para o seu e-commerce!
Olá tudo bem? Você está querendo dar aquela impulsionada em sua loja virtual e, por isso, está em busca de informações sobre como fazer gestão de controle de estoque para e-commerce?
Chegou ao lugar certo!
É comum que empreendedores digitais, e até mesmo pessoas que tem interesse em abrir um e-commerce, busquem dicas de gestão de controle de estoque para e-commerce, pensando sempre no melhor para seus negócios.
Mas não se preocupe!
Preparamos exatamente esse conteúdo que vai de encontro às informações que você precisa saber, para garantir o máximo de compreensão no que diz respeito a esse assunto.
Vamos aprender?
Importância da gestão de estoque para seu e-commerce
Antes de tudo, é importante você entender o porquê é tão importante cuidar da gestão do seu estoque.
Mesmo que você tenha uma excelente plataforma, um ótimo blog, adote marketing de conteúdo e invista em uma ótima estratégia de e-mail marketing, de nada adianta se você não souber fazer uma eficiente gestão de controle de estoque.
Afinal, imagine você conquistar um cliente, mas não conseguir entregar a mercadoria comprada por estar em falta no estoque. E os atrasos?
Certamente isso gera um impacto negativo sobre seu e-commerce. Pois, além de ter decepcionado o seu cliente, você perde as chances de fidelizá-lo, e ainda tem grande risco de o seu negócio ser difamado e espantar novos clientes.
Chata essa situação, não é mesmo?
Por outro lado, quando você sabe fazer a gestão de controle de estoque, isso te proporciona uma série de benefícios como:
- Oportunidades para impulsionar vendas.
- Maiores chances de satisfação do cliente.
- Melhor aproveitamento de capital de giro.
E muito mais!
Como fazer uma boa gestão de controle de estoque para e-commerce
Agora que você já sabe da importância de ter um bom gerenciamento de estoque do seu e-commerce, vamos te mostrar como, de fato, executá-lo.
No entanto, existem diversos aspectos que influenciam o sucesso dessa gestão e, pensando nisso, selecionamos três principais que devem ser considerados, independente do tamanho de sua loja virtual:
Fornecedores
Seus fornecedores são de confiança? Que vantagens eles oferecem ao seu comércio eletrônico? Entregam conforme solicitado? Vale a pena continuar com esse fornecedor?
Poder confiar no seu fornecedor é fundamental. Por isso, antes de fazer a escolha, pesquise bem para evitar problemas para sua loja virtual.
Checagem de estoque
Para haver uma eficiente gestão de controle de estoque é imprescindível que você conheça a demanda e a disponibilidade de mercadorias do seu e-commerce.
Assim, com a análise de dados bem feita, você consegue definir a frequência ideal que você ou seu profissional de logística precisa, para realizar essa checagem.
Contudo, a frequência de checagem do seu estoque deve ser feita de modo constante, a fim de poder acompanhar todas as vendas do seu e-commerce.
Qual modelo de estoque você usa para seu e-commerce?
Essa decisão impacta diretamente os aspectos que mencionamos acima, pois estoques diferentes possuem necessidades particulares de checagem e de entrega de fornecedores.
Dentre os tipos de estoques para e-commerce disponíveis temos:
- Estoque consignado.
- Estoque compartilhado.
- Estoque terceirizado.
- E estoque descentralizado.
Sendo assim, é importante que você escolha com mais propriedade o tipo de estoque que mais se adequa ao seu e-commerce.
A propósito: o seu e-commerce já está regularizado?
Não ter um e-commerce devidamente regularizado coloca em riscos suas operações, prejudica fortemente a imagem do seu negócio perante seus compradores e ainda impede que você tenha direito a benefícios previdenciários.
Logo, é sempre bom você buscar a melhor orientação de uma assessoria contábil para e-commerce.
Ademais, uma contabilidade para e-commerce é capaz de te ajudar a:
- Reduzir custos.
- Orientar quanto ao melhor regime de tributação.
- Recuperação de créditos tributários.
- Identificação do que te gera mais lucro e onde se encontram os prejuízos.
- Auxílio de controle de estoque.
Desse modo, uma boa contabilidade permite que você faça uma gestão muito mais sólida e assertiva!
E se você precisar de ajuda, venha conversar conosco!