Infoprodutor pode ser MEI?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Infoprodutor Pode Ser Mei? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Montar um negócio e trabalhar no mercado digital é o sonho de muita gente, e é justamente em meio a sonhos deste tipo que surge a seguinte dúvida: “infoprodutor pode ser MEI?”

Muitos daqueles que pretendem começar um negócio como infoprodutor e investir tempo na produção de infoprodutos, como cursos, e-books e mentorias, não sabem como ou por onde começar para regularizar suas atividades.

Foi pensando justamente nisso, que a São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada no mercado digital, decidiu preparar um conteúdo completo e esclarecer dúvidas importantes como a que está título deste artigo.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Para saber mais, não cometer erros, e manter suas obrigações como infoprodutor em dia com o fisco, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Infoprodutor precisa de CNPJ?

Para começar precisamos esclarecer que a Receita Federal também fiscaliza os negócios que acontecem em meio digital, e que, portanto, o infoprodutor precisa de CNPJ.

Sem um CNPJ você não poderia emitir notas fiscais para cada curso, e-book ou mentoria vendida, gerando desconfiança para os seus clientes, e além disso, pagaria mais impostos.

Por mais que muitos não saibam e acreditem, via de regra, a tributação para aqueles que desenvolvem seus negócios de forma autônoma, sem um CNPJ costuma ser maior que a cobrada das empresas.

Além disso, insistir em atuar na informalidade e não recolher os impostos devidos sobre as vendas é um grande risco, que dentre outras coisas, pode resultar em multas, cobrança retroativa com juros e correção, bem como a responsabilização do indivíduo por crime de sonegação fiscal.

Diante de tudo o que foi explanado até aqui, não tenha mais esse tipo de dúvida, pois mais do que nunca, um infoprodutor precisa de CNPJ.

Infoprodutor pode ser MEI?

Você já sabe que para vender cursos, e-books e mentorias em plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze, vai precisar de CNPJ. Mas e quanto ao tipo de CNPJ, o infoprodutor pode ser MEI?

A princípio “Sim”, um infoprodutor pode ser MEI, no entanto, precisamos alertar que essa nem sempre é a melhor opção para o empreendedor digital.

Podemos afirmar que o MEI nem sempre é uma boa alternativa para os infoprodutores em função dos seguintes motivos:

  • O limite de faturamento anual é de apenas R$ 81 mil;
  • Só é permitido contratar um funcionário;
  • MEIs não podem ter sócios ou participação em outros negócios;
  • A razão social do MEI é o nome do empreendedor seguido do seu CPF.

Com isso, o que queremos dizer é que por mais que o MEI seja conhecido em função dos seus benefícios, esta alternativa normalmente não é viável para negócios digitais.

Após desenvolver um bom infoproduto e construir sua audiência, basta apenas um ou alguns dias de lançamento para que o empreendedor supere o limite de R$ 81 mil em faturamento.

Como abrir um CNPJ para infoprodutor

Você que chegou até aqui já viu que infoprodutor pode ser MEI, mas que por algumas limitações essa não é a opção mais indicada para quem deseja empreender no mercado digital.

Normalmente, o mais indicado para quem está começando nesse mercado, é abrir uma microempresa no Simples Nacional ou até mesmo no Lucro Presumido, dependendo do caso.

Diante disso, vamos apresentar em um passo a passo completo, o que é preciso para um infoprodutor abrir o seu CNPJ de forma prática, rápida e sem qualquer complicação.

1.Contrate uma contabilidade para negócios digitais

Ao contrário do que muitos pensam, o processo para abrir uma microempresa é bastante simplificado, e tudo pode ser resolvido em poucos dias, diretamente pela internet.

Para começar, você vai precisar contratar os serviços de uma contabilidade especializada em infoprodutores. A São Lucas, por exemplo, já tem mais de 20 anos no mercado e mais de 2000 empresas abertas.

Com o apoio de uma boa contabilidade, você não terá qualquer tipo de dor de cabeça, pagará o menor volume possível de impostos e manterá todas as obrigações em dia com o fisco.

2.Separe os documentos necessários para abrir sua empresa

Após contratar um contador, você vai esclarecer suas dúvidas e receberá orientações quanto aos documentos necessários para abertura da sua empresa.

Basicamente, você vai precisar reunir os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU do local para abertura da empresa.

Caso prefira, você não precisa investir em uma sala comercial, pode trabalhar diretamente de casa, e utilizar a nossa sede virtual como o endereço vinculado ao seu CNPJ.

3.Aguarde a emissão do CNPJ e demais documentos

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto a nossa equipe cuida da emissão dos documentos da sua empresa, incluindo:

  • CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas;
  • Inscrição Municipal e Estadual;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que os documentos listados estiverem liberados, você poderá optar pelo Simples Nacional, emitir notas fiscais, fazer lançamentos digitais e vender o máximo que conseguir.

Viu só como é fácil abrir uma microempresa? Como pessoa jurídica, o infoprodutor pode fechar parcerias importantes, tem mais credibilidade e muito espaço para crescer.

Agora você já sabe, o infoprodutor pode ser MEI, mas abrir uma microempresa é uma escolha muito melhor!

Quanto um infoprodutor paga de imposto?

O valor que um infoprodutor paga de imposto depende de alguns fatores, dentre eles, o seu volume de faturamento, tipo de infoproduto vendido e forma de atuação.

Aqueles que atuam como pessoa física, por exemplo, ou seja, que ainda não possuem um CNPJ, podem ser tributados em até 27,50% a título de Imposto de Renda, isso sem falar da contribuição mensal para o INSS.

Por sua vez, aqueles que decidem abrir um CNPJ, podem contar com opções mais econômicas, incluindo:

  • A partir de 2,75% na venda de e-books;
  • A partir de 6% na venda de cursos e mentorias.

Para ter sucesso, o infoprodutor precisa cuidar dos seus negócios de forma estratégica e tomar as decisões certas.

Clique no botão do WhatsApp para saber mais, esclarecer outras dúvidas e abrir a sua empresa conosco!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Afiliado pode ser MEI? Essa é uma dúvida muito comum…
Cresta Posts Box by CP