Qual o CNAE para serviços de marketing?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Qual O Cnae Para Serviços De Marketing? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Qual o CNAE para serviços de marketing? Essa é uma dúvida recorrente na abertura de CNPJ para empresas e na emissão de notas fiscais relacionadas a prestação de serviços de marketing digital.

A utilização de um código CNAE compatível com as suas atividades, é fundamental para o correto recolhimento de impostos e para evitar problemas com o fisco.

Diante disso e da importância do assunto, a São Lucas Contabilidade decidiu preparar um artigo completo sobre o tema. Vale a pena conferir e tirar suas dúvidas.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

O que é CNAE?

CNAE, sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, é o padrão utilizado pelos órgãos da administração tributária do Brasil para classificar pessoas jurídicas e demais entidades de acordo com a atividade econômica que exercem.

A tabela CNAE tem as seguintes finalidades:

  • Padronização nacional: O CNAE serve como a norma brasileira de categorização de atividades econômicas, sendo a referência utilizada por vários órgãos do governo, como Receita Federal, IBGE e outros.

 

  • Administração tributária: É usada principalmente para fins tributários. A atividade principal e as secundárias de uma empresa definidas pelo CNAE determinam, por exemplo, os impostos a serem pagos e as obrigações acessórias a serem cumpridas.

 

  • Estatísticas: Auxilia no planejamento e coleta de dados estatísticos relacionados à economia e demografia de negócios no país.

Ao abrir uma empresa, é essencial definir corretamente o CNAE que melhor descreve a atividade principal do negócio, bem como qualquer atividade secundária que a empresa possa exercer.

É sempre importante destacar, que a escolha do código CNAE incorreto pode levar a problemas tributários e/ou regulatórios.

O que são serviços de marketing?

Os serviços de marketing estão relacionados a uma variedade de atividades e estratégias projetadas para promover produtos, serviços ou marcas, com o objetivo de alcançar e engajar um público-alvo, normalmente, com o objetivo de gerar vendas.

Serviços dessa natureza podem ser agrupados em diferentes categorias, dependendo dos objetivos, canais utilizados e público-alvo. Confira alguns exemplos:

  • Branding: Criação e gestão da identidade e imagem de uma marca. Isso inclui design de logotipo, definição de paleta de cores, criação de uma voz de marca e mais.

 

  • Publicidade: Criação e veiculação de anúncios através de vários canais, como TV, rádio, impressos, online e outdoors.

 

  • Marketing digital: Inclui serviços como marketing de conteúdo, marketing por e-mail, marketing de afiliados, SEO, tráfego pago e marketing de mídia social.

 

  • Gestão de mídias sociais: Criação e curadoria de conteúdo para plataformas de mídia social, bem como monitoramento e interação com seguidores.

 

  • Marketing de conteúdo: Produção de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público-alvo claramente definido.

Qual o CNAE para serviços de marketing?

No geral, o CNAE para serviços de marketing, são os descritos na lista abaixo:

  • 7311-4/00 – Agência de Publicidade;
  • 7319-0/04 – Consultoria em publicidade;
  • 7319-0/02 – Promoção de vendas;
  • 7319-0/03 – Marketing direto.

Se você pretende abrir uma agência de marketing digital, por exemplo, o conjunto de CNAEs em questão precisa marcar presença no seu CNPJ.

No entanto, a depender do caso, existem outros CNAEs que podem ser utilizados, incluindo:

  • CNAE para afiliado digital: 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

 

  • CNAE para infoprodutor: 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial e 4761-0/01 – Comércio varejista de livros (e-book).

 

  • CNAE para afiliado digital: 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

 

  • CNAE para gestor de tráfego: 6319-4/00 – Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet.

 

  • CNAE para social media: 6319-4/00 – Serviços de Administração e gestão de conteúdos relacionados às redes sociais para terceiros.

 

  • CNAE para youtuber: 5911-1/99 – Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificados anteriormente.

 

Quando o objetivo é a escolha do CNAE para serviços de marketing, é importante destacar que devido ao grande número de possibilidades, se faz necessário buscar a orientação de uma contabilidade especializada para fazer a escolha certa.

Importância da contabilidade na definição do CNAE para serviços de marketing

A contabilidade possui um papel fundamental na escolha do CNAE para serviços de marketing ou qualquer outra atividade econômica.

Na prática, isso acontece porque a escolha do código CNAE apropriado para uma empresa influencia diretamente várias questões contábeis e tributárias. V

Vamos analisar a importância da contabilidade na definição do CNAE para serviços de marketing:

Impostos e obrigações: A definição do CNAE interfere nos impostos a serem pagos, nas alíquotas aplicáveis e nas obrigações acessórias que a empresa deve cumprir.

Regime tributário: O CNAE pode influenciar a elegibilidade da empresa para certos regimes tributários, como o Simples Nacional.

Elegibilidade para incentivos fiscais: Algumas atividades econômicas possuem direito a incentivos fiscais ou benefícios oferecidos por parte dos governos municipais, estaduais ou federal.

Prevenção de problemas regulatórios: Uma classificação CNAE inadequada pode levar a complicações regulatórias, multas e penalidades.

Decisões estratégicas: O CNAE pode influenciar decisões estratégicas, como expansão dos serviços oferecidos, entrada em novos mercados ou reestruturação empresarial.

Na prática, por mais que o CNAE possa parecer apenas um código administrativo, suas implicações na contabilidade e nas finanças de uma empresa são profundas.

Contabilidade para serviços de marketing

Agora que você já sabe qual é o CNAE para serviços de marketing e a importância da escolha de códigos compatíveis com o tipo de atividade desenvolvida pela sua empresa, queremos convidar você para conhecer a São Lucas Contabilidade.

Somos referência nacional em serviços de contabilidade para empresas da área de marketing e do universo digital. Dentre os profissionais e negócios que atendemos, podemos destacar os seguintes segmentos:

  • Infoprodutores
  • Coprodutores
  • Afiliados
  • Agência de Marketing
  • Copywriters
  • Editores de Vídeo
  • Influencers
  • Youtubers
  • E-commerce
  • Sellers do Mercado Livre
  • Sellers do B2W
  • Dentre outros.

Oferecemos todos os serviços que você e o seu negócio precisam, da abertura de empresa, a entrega de obrigações acessórias ao fisco e o planejamento tributário para redução de impostos.

Para saber mais, escolher o CNAE correto para o seu negócio e evitar dor de cabeça com o fisco, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Saiba quais os tipos de e-commerce e como definir o…
Cresta Posts Box by CP