Quanto custa abrir um CNPJ?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Nesse artigo você vai ver:
Quanto Custa Abrir Um Cnpj? - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Quanto custa abrir um CNPJ? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.

Sabendo disso, o time de especialistas em abertura de empresas da São Lucas Contabilidade decidiu preparar este conteúdo completo para esclarecer todas as dúvidas relacionadas aos custos para abrir uma empresa.

Além disso, aqui neste artigo vamos falar sobre os custos para manter uma empresa em funcionamento e o passo a passo para abrir e legalizar um CNPJ. Para saber mais, fique conosco até o final do artigo ou clique no botão do WhatsApp para falar com nossa equipe.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Quanto custa abrir um CNPJ no Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, o custo para abrir um CNPJ no Brasil não é muito elevado, e via de regra, o maior investimento que os empreendedores precisam fazer é na estruturação do negócio em si, o que inclui a aquisição de mobília, equipamentos, estoque ou insumos, contratação de mão de obra, locação de espaço físico, dentre outros itens.

Quanto ao custo para abrir e legalizar um CNPJ em si, na maioria dos casos, tudo pode ser resumido em três itens. Confira!

  • Taxa de Registro na Junta Comercial: Taxa cobrada pela Junta Comercial do estado de abertura da empresa, cujo valor varia de estado para estado e também em função da natureza jurídica, ou seja, do modelo de constituição da empresa.
  • Aquisição do certificado digital: Para abrir uma empresa, assinar documentos do negócio digitalmente e trocar informações com o fisco, o empreendedor também precisa investir na aquisição de um certificado digital.
  • Honorários da contabilidade: Remuneração, cujo valor é acordado entre as partes e pago em função do serviço de assessoria que o contador presta na abertura de uma empresa.

Se você sonha em empreender e montar o próprio negócio, não se preocupe, pois, o custo para abrir um CNPJ não será um empecilho para a realização do seu sonho, já que dentre os investimentos necessários para tirar um negócio do papel, a legalização é um dos menores.

Quanto custa abrir um CNPJ: registro de marcas

Apesar de não ser um item obrigatório, o registro de marcas é fundamental para proteger o direito de uso da marca que foi criada pela empresa, o que inclui não só o nome da marca em si, mas itens como slogan e sua identidade visual por completo.

Quando de interesse do empreendedor e empresário, o registro da propriedade e direito de uso da marca, deve ser encaminhado ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Intelectual.

Os custos com o registro da marca e a concessão do seu direito de uso, variam de R$ 440,00 (para micro e pequenas empresas) a R$ 1.100,00 (para empresas de maior porte).

Quanto custa abrir um CNPJ: capital social

Capital social é o valor que o proprietário ou os sócios de uma empresa entregam para a constituição do negócio, afinal, toda e qualquer empresa precisa de recursos para iniciar suas atividades até que o negócio seja capaz de gerar lucro.

Normalmente o valor do capital social de uma empresa é igual ou maior que um salário mínimo, valor que pode ser integralizado (entregue) pelos sócios em dinheiro ou em bens necessários para o funcionamento da empresa, como um imóvel ou computadores, por exemplo.

Outros custos e despesas a considerar na abertura de uma empresa

Quando o assunto é quanto custa abrir um CNPJ, é muito importante que o empreendedor monte um planejamento que não se limite apenas às taxas e despesas relacionadas à abertura da empresa em si.

É muito importante que todo negócio, independente do porte ou tipo de atividade, conte com um planejamento financeiro antes de iniciar suas atividades.

Essa recomendação é muito válida, afinal, até que a empresa consiga entregar retorno para o empreendedor, gerar lucro e cobrir suas próprias despesas de funcionamento, a mesma precisará ser financiada por um capital de giro.

O capital de giro deve ser suficiente para cobrir todas as despesas mensais que o negócio possa ter, incluindo itens como:

  • Custos com honorários contábeis;
  • Custos com computadores e sistemas de informática;
  • Custos com a aquisição de mercadorias, insumos e o pagamento de fornecedores;
  • Custos com impostos diretos e indiretos;
  • Despesas com aluguel ou aquisição de imóveis comerciais;
  • Despesas com água, luz, telefone e internet;
  • Despesas com pró-labore dos sócios e folha de pagamento;
  • Despesas com campanhas de marketing e publicidade;
  • Dentre outros custos e despesas essenciais para qualquer negócio.

A abertura de empresa e os custos com impostos

Quem pretende abrir uma empresa deve procurar uma contabilidade que não fique limitada aos trâmites de legalização do negócio, mas que monte um planejamento tributário para economia de impostos.

O custo com impostos é um dos mais relevantes para qualquer empresa e pode variar bastante em função de fatores como:

  • Regime tributário adotado;
  • Tipo de atividade desenvolvida;
  • Volume de faturamento;
  • Valor da folha de pagamento;
  • Benefícios e isenções fiscais.

Diante disso, nós aqui, na São Lucas Contabilidade, desenvolvemos um planejamento tributário personalizado para cada empresa, garantindo assim, que os nossos clientes paguem o menor volume possível de impostos e economizem.

Como abrir um CNPJ [Passo a Passo]

Agora que você já sabe quanto custa abrir um CNPJ, é hora de conferir o que é preciso para abrir a sua empresa. Não se preocupe, o processo é simples e tudo pode ser resolvido dentro de poucos dias.

1.Contrate um contador: A primeira coisa a se fazer é contratar um contador que fique responsável pelos trâmites legais de abertura da empresa.

2.Separe os documentos: O segundo passo consiste em separar os documentos exigidos durante o processo de abertura, o que inclui: RG e CPF, comprovante de residência do empresário e IPTU ou inscrição imobiliária do local de abertura da empresa.

3.Aguarde os trâmites de legalização: Por fim, é só aguardar o prazo necessário para que a contabilidade obtenha o CNPJ e demais documentos da empresa, incluindo o Alvará de Localização e Funcionamento.

Deseja saber mais e conferir quanto custa abrir um CNPJ na sua região? Clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - São Lucas Contabilidade

Deixe um comentário

Recomendado só para você!
Com o avanço da tecnologia e a crescente presença das…
Cresta Posts Box by CP