Como funciona a tributação para agências de lançamento

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Como Funciona A Tributação Para Agências De Lançamento - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Como funciona a tributação para agências de lançamento? Você sabia que muitas agências deste segmento podem pagar menos impostos, mas por falta de orientação especializada seus proprietários não sabem disso?

Em função da importância do assunto, neste conteúdo, a São Lucas Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em negócios digitais, vai explicar detalhadamente o funcionamento da tributação para agências de lançamento.

Para saber mais sobre o tema, fazer as escolhas certas e pagar menos impostos, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

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O que é e o que faz uma agência de lançamentos digitais?

Uma agência de lançamentos digitais é uma empresa especializada em ajudar infoprodutores, empresas ou indivíduos a lançar produtos digitais, como cursos on-line, e-books, aplicativos, dentre outros itens

Essas agências oferecem uma variedade de serviços que incluem desde o planejamento estratégico do lançamento até a criação de campanhas de marketing e publicidade digital para aumentar a visibilidade e o alcance do infoproduto.

No dia a dia, as principais atividades desenvolvidas por agências de lançamentos são as seguintes:

  • Identificar o público-alvo e criar uma estratégia de lançamento adequada;
  • Participar como coprodutora no desenvolvimento do infoproduto;
  • Criar campanhas publicitárias para atrair potenciais clientes;
  • Gerenciar as redes sociais e o marketing digital do infoprodutor;
  • Gerar conteúdo de marketing para promover o produto;
  • Acompanhar e medir os resultados do lançamento para otimizar a estratégia.

Na prática, podemos afirmar que as agências de lançamentos ajudam a transformar infoprodutos em um verdadeiro sucesso de vendas e faturamento.

Mas afinal, como funciona a tributação para agências de lançamentos? Isso é o que veremos no próximo tópico.

Tributação para agências de lançamento: como funciona?

O funcionamento da tributação para agências de lançamento, depende e varia em função de uma série de fatores, dentre os quais, podemos destacar:

Tipo de atividade: O tipo de atividade, ou seja, o que de fato a agência faz e os CNAEs (códigos de atividade) vinculados ao seu CNPJ, podem interferir diretamente no valor dos impostos devidos em cada mês.

Normalmente, os CNAEs mais indicados para empresas deste segmento, são os seguintes:

  • 7311-4/00 – Para serviços típicos de uma agência de publicidade;
  • 5811-5/00 – Para participação na venda de e-books;
  • 8599-6/04 – Para participação na venda de cursos online.

Volume de faturamento: O volume de faturamento também é um dos fatores que pode contribuir para reduzir ou elevar a tributação para agências de lançamento.

Regime tributário: Atualmente, temos três regimes tributários em vigor no Brasil (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real), sendo a escolha entre os regimes, um dos fatores que podem interferir no valor dos impostos a serem pagos pela agência.

Em meio a todos os fatores listados, reforçamos que é muito importante para esse tipo de empresa, contar com o apoio de uma contabilidade especializada e que lhe ajude a pagar o menor volume de impostos possível.

Quanto uma agência de lançamento paga de imposto?

Observados os fatores do tópico anterior, é hora de conferir as possibilidades e entender na prática, quanto uma agência de lançamento paga de imposto.

Para facilitar o seu entendimento, tendo em vista a complexidade do assunto, vamos dividir a explicação por tópicos definidos por regime tributário.

Simples Nacional para agências de lançamento

O Simples Nacional está disponível para agências de lançamento com faturamento de até R$ 4,8 milhões e dispõe das seguintes regras e alíquotas de contribuição:

  • Participação sobre a venda de e-books na condição de coprodutora: Alíquota a partir de 4% ou de 2,75% sobre o faturamento com o aproveitamento de benefícios fiscais.
  • Participação sobre a venda de cursos online na condição de coprodutora: Alíquota a partir de 6% sobre o faturamento.
  • Prestação de serviços de marketing (sem a condição de coprodutora): Alíquota a partir de 6% sobre o faturamento se as despesas com folha de pagamento representarem no mínimo 28% sobre o faturamento e alíquota a partir de 15,50% nos demais casos.

Lucro Presumido para agências de lançamento

O Lucro Presumido está disponível para agências de lançamento com faturamento de até R$ 78 milhões e dispõe das seguintes regras e alíquotas de contribuição:

  • Participação sobre a venda de e-books na condição de coprodutora: Alíquota de 5,93% sobre o faturamento + ICMS (varia de estado para estado) ou de 2,28%, se considerados os benefícios fiscais.
  • Participação sobre a venda de cursos online na condição de coprodutora: Alíquota de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento (dependendo do município de instalação da empresa);
  • Prestação de serviços de marketing (sem a condição de coprodutora): Alíquota de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento (dependendo do município de instalação da empresa).

Lucro Real para agências de lançamento

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário obrigatório para empresas que possuem faturamento anual superior a R$ 78 milhões.

Neste regime, como parte dos impostos são calculados com base no lucro líquido, a parcela final de contribuição dependerá de outros fatores, como por exemplo, o resultado apurado no balanço da empresa.

Tributação para agências de lançamento: como pagar menos imposto?

Agora que você já sabe como funciona a tributação para agências de lançamento, fica mais fácil entender o que precisa e pode ser feito para que a sua empresa economize no pagamento de impostos e, com isso, se torne mais competitiva e lucrativa.

  • Contrate uma contabilidade especializada em negócios digitais: O primeiro passo para economizar no pagamento de tributos, é contratar a assessoria de uma contabilidade que entenda do seu tipo de negócio.
  • Escolha corretamente os tipos de atividade (CNAE): A escolha consciente e orientada dos tipos de atividade que serão vinculados ao CNPJ da sua empresa, também pode ajudar você a pagar menos impostos.
  • Monte um planejamento tributário: Com o apoio de uma contabilidade especializada, você deve montar um planejamento tributário personalizado e que seja capaz de indicar dentre os regimes de tributação existentes, aquele que é mais benéfico e econômico para a sua empresa.

Deseja saber mais, economizar no pagamento de impostos e tornar sua agência mais lucrativa? Se a sua resposta foi “Sim”, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

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