Fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto pode parecer um desafio. No entanto, com planejamento e estratégia, você pode colocar os seus planos em prática e obter os resultados esperados.
Neste artigo, vamos apresentar dicas, informações e um passo a passo para ajudar você a lançar seu infoproduto e começar sua trajetória no mundo dos negócios digitais.
A São Lucas Contabilidade é especializada em negócios digitais e atende infoprodutores de todas as partes do país. Vale a pena conferir o que o nosso time separou para você!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A São Lucas pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Índice
ToggleO que é infoproduto?
Infoprodutos são conteúdos formatados digitalmente e distribuídos pela internet. Devido à natureza digital, as vendas de infoprodutos são escaláveis, pois não exigem logística física para entrega, ponto comercial ou estoque.
Dentre as principais características dos infoprodutos, podemos destacar:
- Formato digital: Infoprodutos são criados e distribuídos em formato eletrônico. Eles podem ser baixados ou acessados online após a compra.
- Educativo por natureza: Embora não se limitem exclusivamente ao educacional, a maioria dos infoprodutos tem como objetivo ensinar algo ao usuário ou fornecer uma solução específica para um problema ou necessidade.
- Venda e distribuição online: Infoprodutos são comercializados principalmente pela internet, seja através de plataformas especializadas, como Hotmart, Eduzz e Monetizze, ou diretamente pelo site do infoprodutor.
- Baixo custo de produção: Uma vez que são digitais, os infoprodutos não possuem custos de impressão, armazenamento ou envio.
- Escalabilidade: Após produzido, um infoproduto pode ser vendido para um número ilimitado de clientes sem aumento significativo nos custos.
- Flexibilidade: Criadores de infoprodutos têm liberdade para trabalhar de qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo e conexão com a internet.
O lançamento de infoprodutos é uma excelente oportunidade para que empreendedores digitais possam compartilhar seu conhecimento, ajudar outras pessoas e monetizar suas habilidades.
Veja Também: quanto ganha em média um infoprodutor?
Quais são os principais tipos de infoprodutos?
Quando o objetivo é fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto, existem muitas possibilidades, dentre as quais, podemos destacar:
- E-books: Livros digitais que podem abordar qualquer tema, desde guias práticos, dicas sobre determinado assunto e tutoriais.
- Cursos online: Cursos online normalmente são compostos por videoaulas e materiais complementares que abordam de forma completa determinado assunto.
- Podcasts: Programas de áudio sobre temas variados. Embora muitos podcasts sejam gratuitos, existem versões premium ou conteúdos exclusivos que são vendidos como infoprodutos.
- Templates e modelos: Modelos pré-fabricados para diversas finalidades, como templates para sites, apresentações, currículos, artes para redes sociais, entre outros.
- Consultorias e mentorias online: Sessões individuais ou em grupo para tratar de assuntos específicos, oferecendo orientação, conselhos ou treinamentos personalizados.
Você que pretende fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto, já sabe que formato de material pretende disponibilizar?
Veja Também: É obrigatório ter CNPJ para vender infoprodutos?
Como fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto [Passo a Passo]
Entrar no mundo dos infoprodutos é um negócio que pode gerar muito dinheiro e qualidade de vida. Se você possui conhecimento em um nicho específico, pode compartilhá-los com o público e vender para pessoas de todas as partes do mundo.
Confira abaixo um passo a passo com tudo o que você precisa saber para fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto:
1.Definição do produto: Antes de tudo, determine que tipo de infoproduto você quer criar. Pode ser um e-book, um curso online, um webinar, entre outros. Escolha um formato que esteja alinhado com o que seu público deseja consumir.
2.Pesquisa de mercado: Identifique seu público-alvo. O que eles querem aprender? Quais são seus problemas e desafios? Use pesquisas, questionários e interações nas redes sociais para coletar insights.
3.Criação do conteúdo: Comece a produzir seu infoproduto. Garanta que ele seja informativo, bem estruturado e de alta qualidade. Invista em um bom design, edição e, se aplicável, uma boa produção de vídeo.
4.Plataforma de hospedagem: Decida onde seu infoproduto será hospedado e vendido. Plataformas como Hotmart, Eduzz e Monetizze são populares para isso, pois facilitam o processo de venda e entrega do produto digital.
5.Definição de preço: Estabeleça um preço competitivo para o seu infoproduto. Considere os preços da concorrência, mas também o valor agregado que você está oferecendo.
6.Estratégia de marketing: Planeje como promoverá seu infoproduto. Pense em uma sequência de lançamento, utilizando e-mail marketing, marketing de conteúdo, redes sociais e publicidade paga.
7.Página de vendas: Crie uma landing page ou página de vendas convincente. Ela deve destacar os benefícios do seu infoproduto, incluir depoimentos (se houver) e ter um chamado claro para ação de compra.
8.Teste tudo: Antes do lançamento oficial, teste todos os aspectos técnicos. Certifique-se de que o processo de compra funciona sem problemas e que o infoproduto é entregue corretamente.
9.Lançamento: Chegou a hora! Inicie sua campanha de lançamento, engajando seu público através dos canais que você definiu em sua estratégia de marketing.
Se você tem uma ideia, mas não sabe por onde começar para colocar os seus planos em prática e fazer o primeiro lançamento de infoproduto, uma possível solução é a contratação dos serviços de uma agência de lançamentos.
Veja Também: 5 passos para se tornar um infoprodutor de sucesso em 2023
Como abrir CNPJ para fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto
Uma das coisas que muita gente acaba esquecendo, é que para fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto é preciso ter um CNPJ para emitir notas fiscais e recolher impostos de forma inteligente e econômica.
Muitos acreditam que vender infoprodutos como pessoa física é a opção mais econômica, quando na prática a tributação para quem não possui CNPJ acaba sendo alta, pois pode chegar a 27,50% apenas de Imposto de Renda.
Por outro lado, quem decide abrir um CNPJ pode recolher impostos no Simples Nacional, com alíquotas reduzidas. Confira o passo a passo para abertura da sua empresa para venda de infoprodutos:
- Contrate uma contabilidade especializada em lançamentos digitais;
- Separe documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência;
- Aguarde a abertura do seu CNPJ e a legalização da sua empresa.
Precisa abrir CNPJ para fazer o seu primeiro lançamento de infoproduto? Escolha a São Lucas Contabilidade e conte com a nossa sede virtual gratuita.
Para saber mais, clique no botão do WhatsApp e fale com um dos nossos especialistas.