Multa por atraso no IR 2022: saiba como evitá-la!

Fique Atento As Multas Por Atraso No Ir 2022 Blog - São Lucas Contabilidade

Compartilhe!

5/5 - (1 vote)

Tudo o que você precisa saber para evitar multas por atraso no IR 2022

Para evitar o pagamento de multas por atraso no IR 2022, é fundamental conhecer os prazos relacionados à declaração do Imposto de Renda 2022  

O Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo governo sobre a renda de pessoas físicas e jurídicas residentes no Brasil.

A sua declaração é obrigatória e deve ser entregue todos os anos pelos contribuintes, seguindo as regras de declaração e o prazo devido.

Caso os contribuintes percam o prazo do envio, será cobrada multa por atraso no IR 2022 – que pode chegar a valores altíssimos, causando um grande prejuízo financeiro para você ou para a sua empresa.

Sendo assim, é preciso ficar atento! Mas não se preocupe, pois, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre os prazos e sobre as multas por atraso na declaração do IR 2022.

Acompanhe!

Quando começa o prazo para declarar o Imposto de Renda 2022?

Antes de falarmos da multa por atraso do IR 2022, é importante entender como funciona o prazo para declaração, não é mesmo?

O prazo para declaração do IR 2022 ainda não foi divulgado oficialmente pela Receita Federal, mas deve ter início no dia 2 de março e terminar no dia 30 de abril. 

Sendo assim, é importante que você fique atento às notícias oficiais e que já comece a se preparar para declarar o IR de forma devida. 

É importante ressaltar que o recolhimento do Imposto de Renda para pessoas jurídicas pode ocorrer de quatro formas diferentes, a saber: mensal, trimestral, anual e por evento. Tudo vai depender do regime tributário em que a empresa está enquadrada, ou seja, se no Simples Nacional, no Lucro Real ou no Lucro Presumido.

Para mais informações sobre o IR 2022, clique nos links abaixo:

Agora que você já sabe o prazo para declarar o Imposto de Renda, é hora de saber como funciona a multa por atraso no IR. Acompanhe!

Como funciona e como calcular a multa por atraso no IR 2022?

A multa por atraso no IR 2022 começa a contar no dia subsequente à data do prazo limite do envio da declaração e só termina na data de sua entrega.

Caso ela não seja entregue, a contagem da multa só será encerrada na data do lançamento de ofício pela Receita Federal. 

Mas como ela é calculada?

De acordo com a Receita Federal, “o valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, calculado na declaração, mesmo que esteja pago”. Os valores da multa variam de R$ 165,74 até 20% do valor do Imposto de Renda.

Caso a declaração não seja entregue, a multa pode chegar até 75% do valor do imposto devido.

Para realizar o pagamento da multa da declaração em atraso, você deve emitir o DARF no portal e-CAC. O prazo para o pagamento é de 30 dias após a declaração e, caso você não realize o pagamento no prazo, passará a correr juros de mora conforme a taxa Selic.

Como evitar o pagamento de multas por atraso no IR 2022?

A melhor forma de evitar o pagamento de multas por atraso no IR 2022 ou por erros na declaração é contar com o auxílio de um profissional contábil especializado em Imposto de Renda. 

Esse profissional cuidará de todo o processo burocrático para que não ocorram erros e problemas que podem fazer com que você entregue a declaração em atraso ou de forma indevida.

Conte com a São Lucas Contabilidade!

Deixe a sua declaração do Imposto de Renda com quem entende do assunto!

Nós, da São Lucas Contabilidade, somos especialistas nos assuntos contábeis, fiscais e tributários e vamos te ajudar em todo o processo de declaração de Imposto de Renda, assim como em todas as suas obrigações fiscais para que você se mantenha em conformidade legal.

Conosco, você não terá problemas com a Receita Federal e não pagará multas por atrasos no IR 2022.

Então, entre em contato conosco agora mesmo para que possamos ajudá-lo!

TENHA O SUPORTE IDEAL PARA DECLARAR SEU IR 2022 SEM PROBLEMAS!

Summary
Multa por atraso no IR 2022: saiba como evitá-la!
Article Name
Multa por atraso no IR 2022: saiba como evitá-la!
Description
Tudo o que você precisa saber para evitar multas por atraso no IR 2022. Leia nosso artigo e fique por dentro dos prazos da Receita Federal.
Author
Publisher Name
São Lucas Contabilidade
Publisher Logo
Recomendado só para você!
A ferramenta “Aprenda”, em parceria com o Serasa, oferece qualificação…
Cresta Posts Box by CP