Tudo sobre o IR 2022 para empresas

Guia Completo Do Ir 2022 Tudo O Que Voce Precisa Saber Blog - São Lucas Contabilidade

Compartilhe!

5/5 - (1 vote)

Guia do IR 2022: documentações, quando e como declarar

Pessoa jurídica, confira tudo o que você precisa saber para declarar o seu IR 2022

O IR 2022, ou seja, o Imposto de Renda, deve ser declarado por pessoas jurídicas e pessoas físicas, mas você sabe como declarar?

Todos os anos os prazos mudam, e é preciso ficar atento para não perder a data, o que pode gerar multas e outras complicações.

Confira, no nosso Guia do IR 2022, tudo o que você precisa saber para declarar seu IRPJ, como prazos, principais documentações e muito mais.

Vamos lá? Continue lendo!

O que é o IR 2022 para pessoas jurídicas?

O IR 2022 é o Imposto de Renda que deve ser declarado no ano de 2022, referente aos rendimentos do ano de 2021.

Via de regra, todas as empresas que possuem CNPJ devem contribuir e declarar o IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), tendo como exceção apenas alguns grupos isentos.

Para saber se deve declarar, o melhor é pedir orientação a um contador.

Prazo do IR 2022

O IR 2022 para pessoa jurídica ainda não tem um prazo definido, portanto, fique atento às notícias contábeis para não perder o prazo.

Apesar de não ter uma data definida ainda, é importante que você saiba que são 4 períodos diferentes do IR: mensal, trimestral, anual e por evento.

Cada um desses períodos tem suas regras, e depende do regime tributário o qual a sua empresa é optante, ou seja, Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido.

Como declarar o IR 2022?

Declarar o IR 2022 é simples, mas requer organização e antecipação, pois, para declarar, você precisa de uma série de documentações.

Algumas documentações são notas fiscais, comprovantes, como os de distribuição de lucros e pró-labore, despesas e custos, além de notas de prestação de serviço.

Uma dica valiosa é contratar um escritório de contabilidade, assim, você envia mensalmente essas documentações a eles, e quando for declarar, fica tudo mais prático e rápido!

Feito a organização de documentos, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Faça o acesso no site da Receita Federal – RFB;
  2. Baixe o programa Gerador da Declaração do ano atual;
  3. Faça o login com os dados do seu negócio;
  4. Preencha as informações solicitadas pelo programa;
  5. Envie a declaração através do programa Receitanet e baixe uma cópia.

É importante ressaltar que esse trabalho deve ser feito de forma detalhada e com bastante atenção, afinal, qualquer erro ou omissão pode gerar graves problemas com a Receita Federal, como multas, cair na malha fina e até mesmo responder pelo crime de sonegação de impostos. Sendo assim, é fundamental contar com o auxílio de profissionais contábeis para te auxiliar em todo o processo.

A São Lucas Contabilidade ajuda a manter seus Impostos em dia!

Somos um escritório de contabilidade que trabalha para facilitar a vida dos nossos clientes. Deixe a burocracia com quem tem expertise no assunto!

Nós, da São Lucas Contabilidade, oferecemos uma assessoria fiscal completa, que vai acompanhar em tempo real a regularidade fiscal da sua empresa, cuidar de toda a parte burocrática de obrigações acessórias, elaborar um planejamento tributário de excelência, visando a redução da carga tributária, a compensação e restituição de tributos, e muito mais.

Evite problemas desnecessários, mantenha seus impostos em dia e tenha uma contabilidade que vai fazer o seu negócio crescer de forma saudável. Conte com a São Lucas!

Contar com o auxílio de um profissional para realizar minha declaração do IR 2022/a>

Summary
Tudo sobre o IR 2022 para empresas
Article Name
Tudo sobre o IR 2022 para empresas
Description
Guia do IR 2022: documentações, quando e como declarar. Leia nosso post e confira tudo que você precisa saber para declarar o IR 2022.
Author
Publisher Name
São Lucas Contabilidade
Publisher Logo
Recomendado só para você!
Soluções tecnológicas podem apoiar o empreendedor para melhorar seu e-commerce…
Cresta Posts Box by CP