Riscos de vender online – saiba quais são os 5 maiores
O e-commerce enfrenta várias questões para se manter sólido e lucrativo, entre eles os riscos de vender online. Veja quais são os 5 principais riscos nas vendas enfrentados pelos negócios online
A popularidade do comércio eletrônico trouxe dois desafios. Para ter sucesso, é preciso, primeiro, reconhecer os riscos associados ao comércio eletrônico e a complexidade do processo; segundo, é preciso reconhecer os perigos do comércio eletrônico e a dificuldade do processo.
Neste artigo, vamos analisar os 5 maiores riscos da venda online.
Melhore os processos das suas vendas online, acesse os materiais abaixo em nosso blog:
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Quais são os principais riscos de vender online?
Aqueles que trabalham com comércio eletrônico devem estar conscientes dos riscos envolvidos — segurança, fraude de pagamento, logística e outros problemas são muito comuns neste ambiente virtual.
Confira os 5 maiores!
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Invasões no sistema
Quanto mais vulnerável for uma organização, mais danos podem ser causados por este tipo de ataque — por exemplo, os dados de clientes e vendas podem ser roubados. Além de todas as dificuldades tecnológicas, a reputação de uma loja online pode ser prejudicada se seus usuários forem enganados a visitar sites de phishing imitando o real. Medidas de segurança devem ser tomadas para salvaguardar seu site.
2. Fraudes de pagamentos
Há uma variedade de fraudes de pagamento ocorrendo no comércio eletrônico. Entre elas, está a chamada autofraude, quando o próprio proprietário do cartão é responsável pela fraude. O cliente compra o item, recebe-o pelo correio e, dentro de 180 dias, entra em contato com o administrador do cartão e contesta a compra, alegando que ele ou ela não a fez.
Um comércio eletrônico pode facilmente integrar esta ferramenta, que assume a responsabilidade pelo processamento de pagamentos e análise de risco, por chargebacks e outros tipos de fraude. Isto garante uma segurança muito maior tanto para clientes quanto para comerciantes.
3. Problemas com estoque
E se um cliente quisesse um determinado item de sua loja e descobrisse que ele estava fora de estoque? Isso seria extremamente frustrante. Por outro lado, ter uma quantidade excessiva de um produto que não se movimenta rapidamente também é um problema. Custaria mais dinheiro para manter e liquidar qualquer excedente de estoque além de fornecer a mercadoria.
4. Problemas na entrega
As falhas na entrega do produto ocorrem com mais frequência do que você imagina. A maior quantidade de erros ocorre na entrega de produtos: as mercadorias são entregues incompletas; as mercadorias são trocadas na loja ou no fornecedor; contratempos dos correios, roubos de carga e avarias; as entregas são feitas além do prazo prometido.
Muitos destes problemas estão além do controle do varejista. Entretanto, os processos internos podem ser melhorados, e novos fornecedores de entrega podem ser procurados a fim de resolver outros problemas.
5. Problemas técnicos
Os sites têm a certeza de experimentar uma variedade de questões técnicas de tempos em tempos. Você teria sido capaz de resolver o problema pessoalmente se o cliente estivesse comprando de você, mas, em uma loja online, a maioria dos consumidores abandonará seu pedido se houver um problema. É fundamental que você tenha ao seu lado um especialista técnico que possa lidar com o aspecto técnico de seu site.
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