Qual o CNAE para Agências de Marketing

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Qual O Cnae Para Agências De Marketing - Contabilidade em São Bernardo do Campo - SP

Você sabe qual é o CNAE para agências de marketing? Esse é um assunto que costuma gerar muitas dúvidas entre os empreendedores que desejam abrir uma agência.

Sabendo disso, o time da São Lucas Contabilidade decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto para esclarecer suas dúvidas.

Para saber mais, e ficar por dentro de tudo o que você precisa fazer, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

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O que é CNAE

CNAE é a sigla para Cadastro Nacional de Atividade Econômica, um código composto por 7 dígitos numéricos, utilizado para determinar quais são as atividades desenvolvidas por cada pessoa jurídica.

Obrigatoriamente, toda empresa precisa ter no mínimo um CNAE, sendo permitido ter mais de um código de atividade vinculado ao mesmo CNPJ, desde que um deles seja apontado como o principal.

Escolher corretamente este código é muito importante para que a sua empresa não enfrente problemas com o fisco ou pague mais impostos que o necessário.

CNAE para agências de marketing digital

Via de regra, o CNAE para agências de marketing é o 7311-4/00 – Agências de Publicidade, que, por sua vez, inclui as seguintes atividades:

  • A criação e a produção de campanhas de publicidade para qualquer finalidade, para veiculação em quaisquer tipos de veículos de comunicação;
  • A colocação, em nome de clientes, de material publicitário em jornais, revistas, rádio, televisão, internet e em outros veículos de comunicação;
  • Os representantes dos veículos de comunicação para venda de tempo ou espaço de publicidade a clientes;
  • A prestação de serviços para merchandising em rádio e televisão.

No entanto, além deste CNAE, as agências de marketing também costumam utilizar alguns códigos de atividade secundários, dentre eles:

7319-0/02 – Promoção de vendas, que inclui:

  • A promoção de vendas e a publicidade no local da venda;
  • A distribuição ou entrega de material publicitário (fulfillment).

7319-0/03 – Marketing direto, que inclui:

  • A publicidade por mala direta, por telefone, em visitas de representantes (de laboratórios farmacêuticos, de empresas de produtos de beleza, etc.).

7319-0/04 – Consultoria em publicidade, que inclui:

  • As atividades de consultoria em publicidade e propaganda.

O conjunto de CNAEs secundários a serem incluídos no CNAE para agências de marketing, dependerá da análise do profissional de contabilidade.

Posso abrir uma agência de marketing como MEI?

De acordo com a legislação em vigor, não é possível abrir uma agência de marketing como MEI, afinal o CNAE 7311-4/00 de agências de Publicidade, não faz parte da lista de atividades permitidas para o microempreendedor individual.

No entanto, você não precisa se preocupar, pois isso não será motivo para que você não abra a sua empresa, já que é possível começar como uma Microempresa (ME).

CNAE para agências de marketing digital e o pagamento de impostos

Ao abrir um negócio com o CNAE para agências de marketing digital vinculado ao CNPJ, você poderá recolher seus impostos em um dos seguintes regimes:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Na sequência, vamos apresentar mais detalhes e informações sobre cada modelo de tributação.

Simples Nacional para agência de marketing digital

Quando optante pelo Simples Nacional, uma agência de marketing digital pode faturar até R$ 4,8 milhões por ano, sendo tributada no Anexo III com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento ou no Anexo V, com alíquota a partir de 15,50%.

Na prática, tudo vai depender da regra do Fator R, que diz basicamente o seguinte:

  • Se as despesas com folha de pagamento são iguais ou maiores que 28% do faturamento, a tributação deverá ser realizada no Anexo III.
Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 6,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 11,20% R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,00 13,20% R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 16,00% R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 21,00% R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% R$ 648.000,00
  • Se as despesas com folha de pagamento são inferiores a 28% do faturamento, a tributação deverá ser realizada no Anexo V.
Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 15,50%
De 180.000,01 a 360.000,00 18,00% R$ 4.500,00
De 360.000,01 a 720.000,00 19,50% R$ 9.900,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 20,50% R$ 17.100,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 23,00% R$ 62.100,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 30,50% R$ 540.000,00

Considerando as deduções e a última faixa de faturamento, a alíquota máxima efetiva de contribuição para agências de marketing digital no Simples Nacional é de 19,50%.

Lucro Presumido para agência de marketing digital

Por sua vez, caso a contabilidade para agência de marketing digital entenda que o Simples Nacional não é a alternativa mais econômica, existe a possibilidade de optar pelo Lucro Presumido.

No Lucro Presumido, a alíquota de contribuição mensal será de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento, dependendo da alíquota de ISS praticada no município de abertura da empresa.

Lucro Real para agência de marketing digital

Por fim, temos o Lucro Real, regime tributário que é obrigatório para agências de marketing e outras empresas com faturamento anual acima de R$ 78 milhões.

Como se trata de um regime de maior complexidade, e que normalmente não é utilizado pelas agências de marketing digital, não vamos detalhar o mesmo neste conteúdo.

CNAE para agências de marketing e a abertura do CNPJ

Agora que você já sabe qual é o CNAE para agências de marketing é hora de conferir o que é preciso para abrir o seu CNPJ.

Ao contrário do que muitos pensam, o processo para abertura do CNPJ é simples, e pode ser resumido em apenas 3 etapas:

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