Tudo sobre o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP

O Governo De Sao Paulo Aderiu Ao Novo Regime De Tributacao Para Icms St Em Sp Entenda Como Ele Funciona Blog - São Lucas Contabilidade

Compartilhe!

5/5 - (1 vote)

Entenda o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP

Tudo o que você precisa saber sobre o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP

Para simplificar a substituição tributária do ICMS (ICMS-ST), alguns estados, como o de São Paulo, decidiram aderir a implementação do Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST).

Mas você sabe, de fato, como ele funciona? 

No artigo de hoje, vamos trazer as respostas para essa e outras questões ao explicar sobre o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP.

Acompanhe!

O que é o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP?

O Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST) foi instituído pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), em julho de 2019, através do Convênio ICMS nº 67.

Ele foi instituído com a justificativa de simplificar a substituição tributária, levando muitos estados a implementarem esse novo regime de tributação devido ao fato de que, com ele, o governo não precisará devolver os valores pagos a mais em impostos aos varejistas, mas também não poderá cobrar o contribuinte que tenha recolhido um valor menor de imposto.

O ROT-ST em São Paulo foi instituído pelo Decreto Estadual nº 65.593/2021, o qual apresenta em seu parágrafo único do artigo 1º que:

“Parágrafo único – Os contribuintes do segmento varejista poderão solicitar, nos termos de disciplina estabelecida pela Secretaria da Fazenda e Planejamento, regime optativo de tributação da substituição tributária, com dispensa de pagamento do valor correspondente à complementação do imposto retido antecipadamente, na hipótese de que trata o inciso I deste artigo, compensando-se com a restituição do imposto assegurada ao contribuinte”. 

Veja também:

Como funciona a substituição tributária do ICMS em São Paulo?

A substituição tributária do ICMS (ICMS-ST) foi criada para otimizar e simplificar o processo de fiscalização do recolhimento desse tributo.

Ela consiste em um regime de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que atribui a responsabilidade do pagamento desse tributo a um único contribuinte que se encontra no início da cadeia de produção, ou seja, a indústria, importadora ou distribuidora.

Dessa forma, o recolhimento do ICMS em vez de ocorrer de forma separada em cada etapa da cadeia de produção, até chegar ao consumidor final, passa a ser realizado de maneira antecipada ao momento da venda, em uma única via, sob a responsabilidade de um único contribuinte.

Vale ressaltar, contudo, que nem todas as mercadorias fazem parte da substituição tributária, sendo os estados que definem as mercadorias que fazem parte da ST, as alíquotas de ICMS que serão aplicadas e a forma como serão calculadas.

Para saber um pouco mais sobre o ICMS-ST de São Paulo, você pode clicar no link abaixo:

Conte com a São Lucas Contabilidade para uma gestão tributária facilitada!

Sabemos que o dia a dia do gestor de uma empresa não é fácil, são muitas obrigações e demandas a serem cumpridas. Dessa forma, fica difícil se manter atualizado sobre a legislação tributária e principalmente compreendê-la devido à sua complexidade.

Por isso, nós, da São Lucas Contabilidade, oferecemos uma assessoria fiscal completa para cuidar da complexidade e burocracia fiscal e tributária para você e a sua empresa. Os nossos serviços incluem:

  • Planejamento tributário;
  • Apuração de impostos de acordo com o regime fiscal;
  • Acompanhamento em tempo real da regularidade fiscal;
  • Escolha do melhor regime de tributação;
  • Toda a parte burocrática de obrigações acessórias;
  • Compensação e restituição de tributos.

Sendo assim, com o nosso suporte, a sua empresa estará sempre em conformidade legal e livre do pagamento indevido de impostos.

Clique aqui para saber um pouco mais sobre os nossos serviços e não deixe de entrar em contato conosco para tirar dúvidas e aproveitar os benefícios de contar com o nosso suporte especializado.

FACILITE A GESTÃO TRIBUTÁRIA DA SUA EMPRESA COM O NOSSO SUPORTE!

Summary
Tudo sobre o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP
Article Name
Tudo sobre o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP
Description
Você sabe como o novo regime de tributação para ICMS-ST em SP funciona? Leia o nosso artigo e saiba tudo sobre o assunto!
Author
Publisher Name
SÃO LUCAS CONTABILIDADE
Publisher Logo
Recomendado só para você!
No âmbito empresarial, sociedades são organizações de duas ou mais…
Cresta Posts Box by CP